Os nove candidatos ao governo catarinense tiveram um espaço nobre, com duração de 30 minutos cada um, na CBN Diário, para apresentar propostas, avaliações e posições sobre a conjuntura e o futuro de Santa Catarina. A primeira conclusão é que na eleição deste ano o eleitorado conta com três candidatos principais. São eles que têm as maiores estruturas, mais experiência partidária e melhor conhecimento sobre a realidade.
Continua depois da publicidade
Um pleito diferente no tempo no rádio e TV e inovador: Pela primeira vez, todos os candidatos são estreantes na disputa pelo governo do Estado.
Outra característica: os três principais são parlamentares e dirigem os respectivos partidos. Ou seja, Décio Lima é deputado federal e presidente do PT; Gelson Merisio é deputado estadual e preside o PSD; e Mauro Mariani exerce o cargo de deputado federal e comanda o MDB.
Ficou evidenciada, também, uma polarização entre Mariani e Merísio. Dispararam algumas críticas sempre que abordaram a herança governamental. Falaram muito em eficiência na gestão e uso de tecnologia no governo. Nenhum dos dois fez restrições ao PT, sinal de que se forem para o segundo turno vão disputar os votos das esquerdas.
Décio Lima fez um discurso para a militância petista e procurou buscar eleitorado fora da esfera partidária. Camasão manteve-se na esquerda e procurou diferenciar-se do PT dizendo que o Psol nunca foi governo ou esteve nos governos petistas. Ingrid Assis (PSTU) fez uma pregação ideológica. Jessé Pereira (Patriota) procurou identificar-se com os evangélicos. Moisés da Silva (PSL) mostrou-se moderno e colou em Jair Bolsonaro. E, Angelo Castro, do PCO, lendo textos, repetia “contra o golpe e pela liberdade de Lula”.
Continua depois da publicidade
Nas entrevistas e debates o eleitorado vai poder fazer a escolha.
Missão empresarial
Atendendo a convite da Embaixada da República Tcheca no Brasil, embarca para Praga, no fim de semana, uma missão da Fecomércio liderada pelo presidente Bruno Breithaupt. Estão previstas reuniões no Ministério da Agricultura na capital tcheca, visitas às principais cervejarias e reuniões de negócios entre os empresários catarinenses e os tchecos. A viagem compreende encontros no interior da República Tcheca e terá duração de uma semana.
Independência
Sessão magna comemorativa da Independência do Brasil será realizada nesta segunda, às 20h, no Templo da Grande Loja no Campeche. Terá palestra sobre “Voto Responsável”, do juiz eleitoral Wilson Pereira Junior. O evento é promoção conjunta da Grande Loja e do Grande Oriente de Santa Catarina.
Nereu Ramos
Se vivo fosse, o ex-governador e ex-senador Nereu Ramos estaria completando 130 anos de idade. Único catarinense a exercer a Presidência da República, o lageano está imortalizado em dezenas de vias públicas, praças, hospitais e escolas por todo o Estado. Interventor durante o Estado Novo, deixou como mácula a perseguição implacável e violenta aos alemães.
O parecer
Causando grande polêmica nas redes sociais e nos meios políticos e jurídicos o parecer do advogado Marcelo Peregrino Ferreira, defendendo o registro da candidatura do ex-presidente Lula. O parecer foi contratado pelos advogados de defesa de Lula. Ferreira diz que seu conteúdo e seu valor são sigilosos. Submeter o Brasil e os brasileiros à opinião de dois peritos do Comitê de Direitos Humanos da ONU, formado por 18 membros, é triste, é liquidar o princípio da soberania nacional. Advogar a tese para legalizar a candidatura de um presidiário condenado duas vezes por corrupção é mais do que uma decepção. É uma calamidade.
Continua depois da publicidade
A estreia
O programa de estreia dos candidatos à Presidência da República, no fim de semana, teve vários registros:
1. O PT afrontou o TSE, que proibiu a participação de Lula, impugnado por ser ficha suja;
2. O PSDB apelou para a demagogia, transformando Geraldo Alckmin num motoboy, ao levar uma torta a uma doente do Pará que faz tratamento em São Paulo.
3. Os nanicos não têm tempo nem para cumprimentar os eleitores.
Infidelidade
Depois que declarou apoio ao candidato Mauro Mariani (MDB), o presidente do Diretório do DEM de Lages não ficou 20 minutos no cargo. Foi sumariamente demitido pelo presidente do Diretório Estadual, João Paulo Kleinübing, que é vice na chapa de Gelson Merisio (PSD). Na hora foi nomeado novo presidente Gustavo Assink. O DEM está constituído hoje em 60 municípios catarinenses.
Curtas
Procurador-Geral de Justiça, Sandro Neis marcou para 21 de setembro a solenidade de posse dos novos promotores de justiça substitutos.
Continua depois da publicidade
Ex-senador Casildo Maldaner teve repentina queda de pressão arterial durante bandeiraço com Mauro Mariani no centro da Capital. Recolheu-se ao apartamento e passa bem. Ele faz tratamento contra o câncer.