Os comitês dos principais partidos e os analistas de pesquisas trabalham neste momento sobre a hipótese de dois candidatos irem para o segundo turno na disputa ao governo. São eles Gelson Merisio (PSD) e Mauro Mariani (MDB).

Continua depois da publicidade

Os movimentos de apoiadores, sejam eles prefeitos, vice-prefeitos ou vereadores dos mais diferentes partidos são incentivados ou concretizados a partir de avaliações sobre o cenário da polarização e as dúvidas sobre os votos dos partidos de esquerda, se eles não forem mesmo para o segundo turno, tudo relacionado com a eleição presidencial.

O MDB já fez sua opção em Santa Catarina ao escolher o ex-governador Geraldo Alckmin. O PT tem Fernando Haddad como candidato. A coligação de Merisio está com palanque múltiplo: tem como aliados o PDT de Ciro Gomes, o PCdoB de Manuela d’Avila (vice de Haddad), tem o PP, que respalda Alckmin, entre outros.

Aliados de Merisio e Amin, como os prefeitos Luciano Buligon (PSB) e Joares Ponticelli (PP), já declararam apoio ao candidato Jair Bolsonaro. Os candidatos Gelson Merisio, Esperidião Amin e Raimundo Colombo continuam em posição neutra, respeitando a aliança de 15 partidos.

As previsões são de que deixem para o segundo turno a opção para a Presidência da República. Salvo algum fato novo a ser revelado nas pesquisas dos dias anteriores ao pleito.

Continua depois da publicidade

 

Eleições

O processo eleitoral para renovação do Conselho Estadual e Diretoria da OAB-SC será deflagrado dia 28 de setembro, com a publicação do edital. O prazo para registro de chapas se inicia em 10 de outubro. Até agora, dois candidatos estão em campanha: Marcus Antônio da Silva, o Marcão, presidente da Caixa de Assistência; e Rafael Horn, o Tesoureiro da atual diretoria. Na sexta (21), o presidente Paulo Brincas lançou em Gaspar uma revista digital com prestação de contas de sua gestão.

 

Aderiu

O prefeito de Rio do Sul, João Thomé Filho (PSDB), que já vinha apoiando a reeleição do deputado Miltom Hobus (PSD), tomou outra decisão política de repercussão no Alto Vale do Itajaí. Anunciou que está apoiando a candidatura do deputado Gelson Merisio (PSD) ao governo do Estado

 

Greve punida

Empregados do Banco do Brasil que participaram da greve no dia 28 de abril do ano passado e tiveram desconto nos salários acabaram derrotados na Justiça do Trabalho. A 3ª Câmara do TRT de Santa Catarina julgou legal a decisão de desconto do BB. Ação proposta pelo Sindicato dos Bancários de Blumenau questionava o desconto. O Banco do Brasil alegou que a ausência fazia parte de greve política e sua tese foi vitoriosa.

 

Leia também:

Confira os números da segunda pesquisa Ibope para o governo de SC e Presidência