Quando no futuro as novas gerações – espera-se mais esclarecidas e com melhor nível educacional e cultural – forem pesquisar o processo político-eleitoral brasileiro levarão um susto, tomadas de perplexidade.

Continua depois da publicidade

O cenário das candidaturas à Presidência da República só se definiu na Justiça Eleitoral 25 dias antes do pleito. Uma situação inédita, que faz aumentar as dúvidas sobre o resultado da disputa.

Há vários fatores negativos a interferir neste prazo exíguo para a escolha dos melhores. Eles vão da falta de informações precisas e reais dos eleitores em relação às escolhas que pretendem fazer, passam pelas suscetíveis manipulações de notórios demagogos e podem terminar num apelo demagógico e populista, que frustrando as expectativas da maioria.

Num prazo tão curto, o poder de manipulação ou de influências decisivas das pesquisas sobre parcela significativa do eleitorado tende a ser significativo. Num horizonte tão imprevisível há questões políticas relevantes que deixam de merecer debate prioritário entre os candidatos. Por exemplo: os efetivos compromissos com o futuro, as relações com os demais poderes, as posições claras sobre gigantescos desafios que estão postos diante de todos.

A última pesquisa Ibope, consolidando a liderança de Jair Bolsonaro, bem distanciado de outros quatro concorrentes, só eleva este nível do imponderável.

Continua depois da publicidade

Gestão moderna

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dado Cherem, visitou o comando da Polícia Militar, em companhia do conselheiro Wilson Wan-Dall e assessores. Os dirigentes do TCE foram conhecer o novo modelo de gestão da corporação, considerado o mais moderno e avançado do Brasil, incluindo controle online de viaturas e operações de segurança pública.

Presidenciáveis em SC

Dois candidatos à Presidência estarão neste fim de semana em Santa Catarina. João Amoedo, do Novo, chega amanhã em Florianópolis, segue depois para Criciúma e retorna à Capital no sábado. E o senador Álvaro Dias, do Podemos, terá roteiro em Florianópolis no sábado. Ambos conquistaram uma parcela do eleitorado de classe media, mas com dificuldades de passagem para o segundo turno.

 

Leia também:

TRE-SC proíbe propaganda de petista Décio Lima com palavra “novo” e a cor laranja