Uma campanha inédita, intitulada “Que Brasil você quer para o futuro?”, vem sendo realizada pela Rede Globo em todo o país, com a divulgação de milhares de depoimentos de eleitores. Eleitores de todas as idades, raças, origens e profissões que gravaram mensagens. A maioria dos depoimentos pede o fim da corrupção, um Brasil sem a escandalosa roubalheira dos últimos anos.
Continua depois da publicidade
Pois a propaganda eleitoral termina amanhã com a absoluta falta de debate entre os candidatos majoritários sobre o tema. O eleitor vive duas situações bem distintas: uma, a das campanhas em que os partidos e coligações falam bonito, fazem propostas, defendem soluções, mas ignoram totalmente os efeitos do Mensalão e do Petrolão sobre a grave crise econômica e social; outra, a realidade dos fatos, com novas denúncias envolvendo vários partidos, do PT ao PSDB, passando fortemente pelo MDB e PP, com atuação também de PR, PCdoB, PSC, entre outros, como denunciou com farta documentação, segundo a Polícia Federal, o ex-ministro Antônio Palocci em relatos trágicos sobre o que ocorreu no Brasil nos últimos 16 anos. A blindagem atuou como autodefesa.
A ausência deste debate se explica pelo medo do efeito bumerangue e pelas preocupações com o segundo turno. Fizeram um pacto de silêncio porque a maioria tem telhado de vidro. E querem o voto no segundo turno. Bateram forte contra a corrupção os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Álvaro Dias (Podemos). Como o deputado acabou vocalizando outras aspirações da maioria da população, consolidou-se na liderança.
Diálogo
Destaque positivo para a solenidade em memória do reitor Cau Cancellier as falas de seu irmão, o cientista Acioli Cancelier, e do professor Ubaldo Balthazar. O atual reitor destacou entre as várias qualidades e virtudes do homenageado “sua insuperável capacidade de ouvir e de praticar o diálogo em todas as circunstâncias”. Na noite de terça-feira, a Academia Catarinense de Letras Jurídicas também homenageou Cancellier.
Continua depois da publicidade
Beto candidato
Ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral, recebeu agravo regimental e deferiu o registro da candidatura de Beto Martins (PSDB) a segundo suplente do deputado Jorginho Mello (PR). Gonzaga havia impugnado o registro, em função de documento do diretório do PSDB de Imbituba sobre filiação de Beto Martins apenas em abril de 2018. O ex-prefeito juntou notícias publicadas na época e provou que a inscrição deu-se no prazo.
Imortais
A Academia Catarinense de Letras realiza solenidade amanhã, às 19h, para posse do escritor, professor e procurador de Justiça João José Leal na cadeira 31, que tem como fundador Henrique Boiteux e patrono Souza França. Seu último titular foi o historiador Walter Piazza. O novo imortal será saudado pelo acadêmico Gilberto Callado de Oliveira.
Curtas
*”Bandas Militares In Concert” é o espetáculo musical previsto para esta quinta-feira, às 20h30min, no Teatro do CIC. Participação das Bandas do Exército, da Força Aérea, Marinha e Polícia Militar do Estado.
*Professores Adriana Gomes Alves e Airto Chaves Junior, da Univali de Itajaí, receberão Menção Honrosa do Prêmio Capes Tese de 2018.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Corretora de valores mostra efeitos dos possíveis resultados das eleições