O vice-governador Eduardo Pinho Moreira está examinando três nomes para o comando da PM a partir de fevereiro. Os três são oficiais superiores da Policia Militar do Estado.

Continua depois da publicidade

O coronel Araújo Gomes, atual subcomandante da Policia Militar, também cogitado para o comando-geral da corporação no lugar do coronel Paulo Henrique Hemm, que deixará o posto para disputar mandato na Assembleia Legislativa, é um dos relacionados. Além da qualificação intelectual, é um profissional com larga experiência na área operacional.

O atual comandante da Policia Militar Rodoviária (PMRv), coronel José Norberto de Souza Filho, também tem seu nome em estudos sobre a mesa do vice-governador.

E o coronel Cosme Manique Barreto, comandante da Regional da Polícia Militar de Criciúma, ganhou força nos últimos dias. Tem apoios das lideranças politicas, empresariais e comunitárias do Sul do Estado.

Ele assumiu o posto num momento crítico, em que a criminalidade avançava na cidade de Criciúma, causando certo pânico na população, especialmente, depois que uma médica de grande conceito popular foi assassinada.  A tragédia ocorreu depois que Eduardo Moreira fez apelos veementes ao governo e à estrutura de segurança, sem que medidas fossem tomadas. Provocou, inclusive, crise entre Moreira e Colombo, quando o vice declarou que não tinha mais tinta na caneta.

Continua depois da publicidade

O coronel Cosme Manique Barreto teve um desempenho de alta eficácia. Em um ano de trabalho reduziu de 56% para 17% o índice de criminalidade em Criciúma.

Leia mais:

Grubba deixa a Segurança para concorrer a deputado