O longo período que precedeu as convenções partidárias foi marcado por incontáveis reuniões, conversas, conchavos e negociações. Praticamente nada se ouviu dos candidatos qualquer proposta ou ideia sobre a situação de Santa Catarina e os planos de governo para resolver seus principais problemas.

Continua depois da publicidade

O plano do deputado Mauro Mariani (MDB) está pronto. Foi coordenado por Túlio Tavares, que já teve atuação destacada nos planos anteriores do MDB, a começar pela descentralização de Luiz Henrique, em 2002. Sofre retoques e deve ser registrado na segunda-feira na Justiça Eleitoral.

O plano de governo de Gelson Merisio (PSD) vem sendo coordenado e redigido pelo ex-secretário da Defesa Civil Rodrigo Moratelli. Sua divulgação e registro deverá ocorrer após entrevista coletiva e no mesmo dia do registro das candidaturas.

O deputado Décio Lima programa para terça-feira o protocolo de seu plano de governo.

Os três principais candidatos ao governo na eleição deste ano começam a campanha realizando encontros em várias regiões do Estado. Todos reúnem o vice e os postulantes ao Senado. Esta preocupação é maior na coligação MDB/PSDB e na aliança PSD/PP, para demonstrar unidade das lideranças dos partidos, e menor no PT, que concorre com chapa pura.

Continua depois da publicidade

O trio traz para a eleição deste ano uma novidade, no momento em que o eleitorado aspira por renovação: nunca disputaram o governo do Estado. Por isso, os planos de governo merecem divulgação e debate.

Procuradoria Federal em SC

Daniela Zaragoza foi nomeada chefe da Procuradoria Federal em Santa Catarina. Bacharel em Direito formada pela Universidade de São Paulo, tem especialização em Direito Público e Direito Previdenciário. Ingressou na AGU em 2004 depois de atuar no Ministério Público Federal de São Paulo e integrou o Conselho Estadual da OAB-SC. Exerceu o cargo em substituição duas vezes. Ela é a segunda mulher a ocupar o cargo.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira