Nem Nova York e nem Orlando. Em número de turistas, a cidade mais visitada em 2017 foi Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. E as perspectivas são de aumento significativo de turistas pela realização da Exposição Mundial em 2020 e os milionários empreendimentos turísticos.

Continua depois da publicidade

Catarinenses que estiveram fazendo cruzeiro marítimo pelo Golfo Pérsico retornaram impressionadíssimos com Dubai. Com toda razão. Cidade-Estado que tem no turismo a principal fonte de renda, projetou-se nas últimas duas décadas pelo estonteante hotel da vela (1999) – o Burj El Arab – e o Burj Kalida (2010), o maior prédio do mundo, com 828 metros de altura e 160 andares. Fica ao lado do Dubai Mall, também, o maior shopping do mundo.

Destaques, contudo, são a segurança, a limpeza e a mobilidade. Índice de criminalidade zero, estradas e espaços públicos e privados limpíssimos e eficiente sistema rodoviário. O transporte público não tem similar, com metrô moderno e estações super confortáveis.

A gastronomia é excepcional, para todos os paladares e preços. Os melhores restaurantes têm lá unidades ou projetam instalação. Dubai e Abu-Dhabi estão investindo em inúmeros parques temáticos, além dos já existentes. A cada estação um novo empreendimento criativo para atrair turistas de todo o mundo.

Tirando Orlando, na Flórida, exemplo maior de turismo de lazer, Dubai se destaca por entretenimento, negócios, compras, música e o que há de mais moderno e ousado na arquitetura dos magníficos edifícios.

Continua depois da publicidade

A embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Hafsa Al Ulama, estará hoje em Florianópolis. Fará, às 14h a palestra de abertura do Encontro de Negócios, Parcerias e Investimentos entre Santa Catarina e os Emirados Árabes Unidos, na sede da Fiesc.

Leia outras publicações de Moacir Pereira