O futuro secretário da Casa Civil do governo estadual, vereador Douglas Borba (PP), esteve reunido com o atual, Luciano Veloso Lima, tratando da transição. A primeira preocupação está nos contratos que extinguem no dia 31 de dezembro, sobretudo os que precisam ser renovados para evitar prejuízos a serviços públicos. Em análise também as despesas de custeio e a nova estrutura.

Continua depois da publicidade

 

Candidatíssimo

O deputado Júlio Garcia deflagrou na terça-feira o processo de sucessão à presidente da Assembleia Legislativa. Seu nome foi aprovado por consenso pela bancada estadual do PSD.  Com a indicação para que sejam efetivados contatos com outros partidos visando a consolidação do projeto. O pré-candidato Miltom Hobus abriu mão da indicação por Garcia.

 

SC em Brasília

O empresário de Itajaí Jorge Seif Junior foi confirmado como novo secretário nacional da Pesca do Ministério da Agricultura. Seu nome já tinha sido cogitado no fim de novembro. É jovem e tem larga experiencia no setor pesqueiro. Outro catarinense a integrar o novo governo é o professor Álvaro Prata, ex-reitor da UFSC, como presidente da Capes.

Continua depois da publicidade

 

A indicação

O governo de transição de Carlos Moisés da Silva pediu às federações empresariais que indicassem o professor José Eduardo Fiates, uma das autoridades em inovação tecnológica e planejamento do Estado, superintendente da Fundação Certi e diretor do Sapiens Park, para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico. As indicações foram formalizadas por meio de expediente oficial. Ato contínuo, o governador eleito anunciou o nome de Lucas Esmeraldino, vereador e dentista em Tubarão, para a importante secretaria que englobará também o turismo. Aguardam explicação até hoje.

 

Petróleo

O processo que trata dos royalties em Santa Catarina, que está pautado para esta quarta, tramita no julgamento no Supremo Tribunal Federal desde 4 de outubro de 1991. Seu relator atual é o ministro Luiz Roberto Barroso. O ministro Marco Aurélio pediu vistas, mas já devolveu a ação. O senador eleito Esperidião Amin (PP), que acompanha a tramitação da ação há 37 anos afirmou que a disputa agora não é mais com o Paraná, mas com o poder de São Paulo.

 

Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará dia 20 de dezembro um mega leilão para contratar 7.186 km de linhas de transmissão, com obras em 12 Estados. O investimento previsto é de R$ 13,5 bilhões, com previsão de geração de 27 mil empregos. Para orientar os empreendedores, a empresa catarinense de consultoria em estudos ambientais e engenharia Caruso Junior, que lançou o aplicativo Índice de Dificuldade Ambiental do Projeto (Idap). Trata-se de um sistema de informações espaciais voltado ao estudo dos corredores e traçados de transmissão de energia, visando a apoiar as tomadas de decisão da Aneel.

 

Os ilhéus

Um projeto inédito de integração da ilha grega de Mykonos com Florianópolis, como “cidades-irmãs”, será analisado esta manhã no Centro do Sesc, em Cacupé. A diretoria da Fecomércio e convidados do trade turístico receberão uma missão da Grécia, que vem promovendo as ilhas gregas pelo mundo. Daqui, a comitiva segue a Nova York, Dubai, Berlin e Moscou. Conexão histórica, pois a primeira comunidade grega no Brasil se instalou exatamente em Florianópolis, em 1880.

Continua depois da publicidade

 

Superação

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, dirige nesta quarta-feira, às 10h, o “Dia da prestação de contas do Judiciário Catarinense”.  Concederá entrevista para apresentar os dados sobre as inovações e os julgados do Judiciário. A primeira boa notícia: o número de processos julgados  superou o volume dos impetrados durante todo o ano. Transparência é uma das marcas da nova gestão no Tribunal.

 

Burocracia

Ao discursar na inauguração da nova sede da Associação Catarinense de Imprensa, o governador Eduardo Pinho Moreira mencionou um fato grave para exemplificar o drama da burocracia no serviço público. Referiu-se a auxílios de R$ 1 milhão que a Celesc concedeu às entidades ligadas a idosos e à infância. O benefício foi concedido em 2016 e até agora não foi liberado. Poder dos burocratas.

 

Leia também:

PIB de SC cresce 2,7%