A primeira reunião do ano do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) foi marcada pela despedida do desembargador Newton Trisotto, que passou para a inatividade depois de 42 anos de exemplares serviços prestados à magistratura catarinense e brasileira.
Continua depois da publicidade
Foram décadas de muito trabalho, testemunhado por seus colegas, servidores e advogados, estudos incansáveis sobre o Direito, amor à efetiva aplicação da Justiça e posições firmes em seus julgados.
Os pronunciamentos de vários desembargadores, todos ressaltando suas qualidades, refletiram não apenas o reconhecimento pelo que produziu no prestígio do Judiciário catarinense, mas também seu humanismo nos votos proferidos e nas relações com todos os concidadãos, a começar pelos colegas da magistratura.
– Nunca conheci e acho que não conhecerei alguém tão dedicado, tão envolvido com o seu trabalho – enfatizou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior.
Partiu do presidente do Tribunal a justa homenagem pela destacada e histórica atuação de Newton Trisotto, que atuou como ministro convocado do Superior Tribunal de Justiça. Portou-se com um gigante neste esforço que se trava contra a corrupção e a impunidade, proferindo com brilhantismo votos muito bem fundamentados e corajosos.
Continua depois da publicidade
Proclamou o desembargador Rodrigo Collaço: “Apesar de todas as pressões dos poderes econômico e político, o ministro Trisotto teve uma atuação firme e brilhante, interferindo de forma positiva no futuro do país.
Em discurso emocionado, o desembargador Newton Trisotto agradeceu à família, aos colegas e transmitiu uma mensagem especial aos jovens magistrados de Santa Catarina.
Os dicionários ensinam que integridade é sinônimo de “imparcialidade, isenção, justiça, dignidade, honestidade, honra, honradez, lisura, probidade, retidão, seriedade”.
Exercendo estes princípios, Trisotto merece “A Toga da Integridade”.
Posse
Será hoje, às 10h30min, a posse do coronel Edupércio Pratts no comando-geral do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina. O novo comandante foi candidato a vice-prefeito de Florianópolis na chapa do professor Murilo Flores, em 2016. E disputou cadeira na Câmara dos Deputados pelo PSL, conquistando 35.201 votos. Ficou na terceira suplência.
Continua depois da publicidade
Assumirá também o novo subcomandante, coronel Charles Vieira.
Nova indústria
O presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues, prometeu agilizar pleito da região serrana de duplicação de um trecho de 6,8 km na BR-116, nas proximidades de Lages. A instalação de uma grande empresa, que anuncia investimentos de R$ 800 milhões, depende desta obra. O apelo foi feito a Rodrigues pelo senador Esperidião Amin, deputada Carmen Zanotto e vice-prefeito Juliano Polese.
Afastamento
O desembargador aposentado Eduardo Gallo Junior decidiu recorrer da decisão do juiz Marcelo Volpato de Souza, da Vara de Violência Doméstica contra a Mulher da Capital, que determinou seu afastamento da residência e distância de 800 metros de sua enteada. A esposa dele disse que a origem foi uma discussão e pediu que o marido retorne ao lar. Ela é mãe da enteada Adrielle Guimarães, que denunciou ameaças de agressão do magistrado inativo.
Desgaste
O Partido dos Trabalhadores e os seguidores do lulismo sofrem novo e forte desgaste político com a segunda condenação do ex-presidente Lula, a 12 anos e 11 meses de prisão. Motivo: corrupção no sítio de Atibaia. Com isso, somadas as duas condenações, Lula terá que cumprir pena de 25 anos. E há outras ações criminais tramitando na Vara Federal de Curitiba e na Justiça Federal de Brasília.
Curtas
*Começa nesta quinta na FCDL de Florianópolis o Encontro Nacional dos Jovens das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil. Na pauta, novas ações sobre o Dia Livre de Impostos, que faz sucesso em todo o país.
Continua depois da publicidade
*Tribunal Superior Eleitoral pautou para o da 12 de fevereiro o último recurso do ex-deputado João Rodrigues (PSD).
*Senador Dário Berger (MDB) vai batalhar pela tramitação de Emenda Constitucional que torna a Mesa do Senado mais democrática, com um representante de cada região do Brasil. Reproduziria a efetiva Federação.