O contingenciamento de R$ 30 milhões no orçamento da União para obras na BR-282 e 158 foram duramente criticadas pelos deputados Mauro de Nadal e Valdir Cobalchini, ambos do MDB. Os cortes poderão paralisar serviços de recuperação nas duas principais estradas federais do Oeste. O deputado Milton Hobus (PSD) apresentou moção para a bancada federal apelar ao presidente Bolsonaro e ao DNIT para manutenção dos recursos.
Continua depois da publicidade
Incoerência
Deputado Milton Hobus (PSD) detonou na tribuna da Assembleia Legislativa a reforma administrativa do governador Moisés da Silva (PSL), no que se refere à extinção da Secretaria da Defesa Civil. Destacou que a Defesa Civil de Santa Catarina está muito bem estruturada e é considerada referência nacional. Ganhou destaque no último domingo (14) no Fantástico, da Rede Globo.
— Extinguir a secretaria é um brutal equívoco, uma incoerência. Não vai economizar um centavo e liquidará uma experiência vitoriosa. Por que, afinal, liquidar a secretaria? – indagou o parlamentar.
Consultas
O ex-governador Eduardo Pinho Moreira anunciou nesta terça-feira (16) que vai iniciar conversações com o senador Dário Berger e os deputados Carlos Chiodini, Fernando Kreling, Celso Maldanerk, na tentativa de obter um nome de consenso para presidir o Diretório Estadual do MDB. Retornará à reunião da bancada estadual na próxima terça-feira (23). Na segunda-feira (22), Mauro Mariani vai presidir reunião da Executiva Estadual.
Conselhos
A Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop) estará reunida nesta quarta-feira (17) para examinar emenda que tramita no Congresso Nacional sobre a medida provisória que libera os profissionais de várias categorias do pagamento de anuidade aos Conselhos e OAB. Segundo o presidente do Ascop, Ari Neumann, “se as anuidades forem canceladas, os Conselhos não sobrevivem”. E o governo terá que criar órgãos de fiscalização do exercício profissional.
Continua depois da publicidade
Contestação
Lideranças do Partido Socialista Brasileiro em Santa Catarina estão protestando contra a intervenção branca executada nesta semana pelo comando nacional, através do vice-presidente Carlos Amastha e pelo ex-vereador Adir Gentil. O deputado federal Rodrigo Coelho, os três deputados estaduais e o ex-secretário Murilo Flores contestam o ato do comando nacional. A intervenção poderá isolar o ex-deputado Paulinho Bornhausen, que organizou e projetou o PSB em Santa Catarina.