O deputado Laércio Schuster (PSB) está requerendo na tarde desta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa (Alesc) uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado sobre a destinação dos recursos do Fundo Estadual de Saúde para os hospitais filantrópicos de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Ele recebeu informações de vários dirigentes hospitais sobre o não recebimento de recursos estabelecidos em legislação estadual. As queixas mais frequentes são de hospitais de Luiz Alves, Gaspar e Rio dos Cedros.

Segundo o parlamentar, a Prefeitura de Luiz Alves chegou a assinar convênio com a Secretaria da Saúde mas até hoje não viu a cor do dinheiro.

Federal

Laércio Schuster quer saber também porque o governo do Estado não repassa os R$ 29 milhões do orçamento federal destinados aos hospitais filantrópicos do Estado. Ele tem informações de que o dinheiro já está na conta da Secretaria da Saúde.

Continua depois da publicidade

O secretário da Saúde, coronel Helton Zeferino, encontra-se em Brasilia, participando de reunião no Ministério da Saúde. Ouvido sobre o pedido de auditoria do deputado Laércio Schuster, informou que vários pagamentos aos hospitais filantrópicos foram efetuados em 2019.

Ficou de providenciar um levantamento para conferir. Acrescentou que todos os empenhos foram feitos, mas não garantiu que os créditos foram providenciados.

Sobre os R$ 29 milhões transferidos do governo federal para os filantrópicos no ano passado, disse também que várias emendas foram pagas e ficou de providenciar um levantamento total dos créditos.