O deputado Rogério Mendonça (MDB), o Peninha, foi um dos destaques terça-feira no Palácio do Planalto durante a assinatura do decreto que autoriza posse de armas no Brasil.
Continua depois da publicidade
O presidente Jair Bolsonaro citou três vezes seu nome. Peninha é autor do principal projeto que revoga o Estatuto do Desarmamento e dá plenitude ao referendo popular que permite o uso de armas pelos cidadãos brasileiros.
Ele condenou a Lei de Execução Penal, que beneficia detentos com saídas temporárias. No fim do ano, 2 mil criminosos presos não retornaram às prisões.
A primeira
O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) concederá nesta sexta-feira a primeira audiência a uma organização empresarial. Confirmou reunião com o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, com quem já esteve terça na posse da nova diretoria da Fecam. Deverá ouvir as principais reivindicações do setor produtivo, já formalizadas na “Carta da Indústria”, durante a campanha eleitoral.
Candidato
O MDB tem mais um pré-candidato à presidência do diretório estadual: o deputado federal Edinho Bez, que não foi reeleito. É um histórico da legenda. Já são pré-candidatos Carlos Chiodini, Eduardo Pinho Moreira e Dário Berger. O atual presidente Mauro Mariani já avisou que não pretende disputar a reeleição.
Continua depois da publicidade
O vice
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária, José Zeferino Pedrozo, foi eleito vice-presidente do Sebrae nacional. Ele aceitou convite do novo presidente do Conselho Deliberativo José Roberto Tadros. Pelo sistema rotativo, a próxima presidência será exercida pela Confederação da Agricultura, da qual Pedrozo é vice-presidente.
Mudança
O Conselho Regional de Administração de Santa Catarina tem nova diretoria. Foi eleito e tomou posse o administrador Paulo Sérgio Jordani, de Chapecó. Vai comandar uma autarquia que representa hoje mais de 32 mil profissionais registrados. O novo dirigente defende aprimoramento dos administradores em gestão empresarial e pública.
No Planalto
Do leitor Luiz Ramos, de Lages: "Permita-me questionar os eventuais critérios ou a falta deles, nas nomeações para cargos de comando na área da saúde na Serra catarinense. A sensação que passa é a de que o governo eleito – PSL – tenha terceirizado os cargos da saúde para membros do MDB, muitos que já ocuparam os cargos e não tiveram competência. Será que já temos negociações no toma lá dá cá, tão criticadas durante o período eleitoral?"
Curtas
*Carlos Moisés da Silva marcou presença na posse da nova diretoria da Fecam. Pela primeira vez, um governador evitou a entrada principal e chegou ao plenário pela porta dos fundos.
Continua depois da publicidade
*Diretor Executivo da Fecomércio, José Carlos Aragão Júnior, passou a integrar o Conselho Fiscal do Sebrae-SC.
*Desembargador aposentado Lédio Rosa de Andrade, candidato do PT ao governo, está internado no Hospital SOS Cárdio. Contraiu bactéria que se alojou no coração.