A decoração natalina do Centro Histórico de São José é a mais bonita este ano na Grande Florianópolis. A prefeitura organizou uma ampla programação comemorativa, incluindo várias atividades artísticas, gastronômicas e culturais.

Continua depois da publicidade

Situação financeira do governo de SC é delicada

A situação financeira do governo catarinense é considerada delicada. A Secretaria da Fazenda faz esforço extra para conseguir os R$ 3 bilhões e pagar os salários e o 13º. O governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL) tem projeções preocupantes para 2019. O ministro Paulo Guedes já deu sinais para evitar o pior: venda os ativos. E, como no novo governo federal, criando uma Secretaria de Privatizações.


Indenização para funcionários da Havan?

Luciano Hang, o visionário e criativo proprietário da Havan, inaugurou sua 118ª megaloja na cidade de Lages, com festa popular na região serrana. Mantém em 15 Estados e Distrito Federal mais de 15 mil empregados, além de outras dezenas de milhares de postos de trabalho indiretos. No auge da crise, só este ano, criou mais 3 mil empregos. E o Ministério Público do Trabalho ajuíza ação de indenização “por danos morais por influenciar o voto dos funcionários”? Ação é considerada de caráter ideológico, absurda e ridícula.

 

Aluizio Blasi

Continua depois da publicidade

Presidente Paulo Brincas marcou para 11 de dezembro, às 19h, na OAB-SC, o lançamento do livro “Aluizio Blasi: A Vida pela Educação e pela Justiça”. Obra que escrevi sobre o cofundador da Universidade Federal de Santa Catarina, ex-presidente da OAB-SC e desembargador Aluizio Blasi. No dizer do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, “um homem completo”.  A obra, da Editora Dois Por Quatro, tem prefácio do ex-reitor Ernani Bauer.

 

Candidatura

Um bloco parlamentar formado por seis senadores do PP, três do PTB e um do PRB fechou acordo em torno da pré-candidatura do senador eleito Esperidião Amin (PP) à presidência do Senado. Outros partidos e blocos começam a ser consultados. A triste notícia sobre a eleição do novo presidente: José Serra, do PSDB, apoia Renan Calheiros, do MDB. A cada dia o tucanato abre uma nova sepultura. Até tu, Serra?


Reconhecimento
O presidente Cleverson Siewert teve sua atuação profissional reconhecida por 1,5 mil empregados que participaram da 29ª edição dos Jogos da Celesc, realizados em Rio do Sul. Depois de fazer um resumido relato das mudanças introduzidas, os prêmios conquistados e a valorização da maior estatal catarinense, foi aplaudido de pé pelos presentes.

Siewert deixará a presidência no próximo mês. Em abril de 2019, assume função executiva numa grande empresa de Joinville.               

Continua depois da publicidade

 

Premiação

O Banco da Família vai receber amanhã na Pousada Rural do Sesc, em Lages, o Prêmio Talentos, do Programa de Micro Finanças do Sul do Brasil. O “case”premiado é do empreendedor Pedro Maciel dos Santos, de Curitibanos.  Ele perdeu tudo na enchente de 2008 em Blumenau. E reconstruiu a vida e o novo patrimônio a partir de financiamentos concedidos pelo Banco da Família.

 

Médicos inesquecíveis

De férias, a partir de hoje, pretendo concluir a leitura do excelente livro “Pacientes Inesquecíveis”, do médico Murilo Capella. Estou maravilhado com algumas crônicas já lidas. Revelam o alto nível técnico e científico do premiado pediatra catarinense, e homenageia exemplares colegas seus, como Danilo Duarte, Nelson Grisard e Geraldo Vieira. E mostram o talento do escritor. No retorno, compartilharei todo o conteúdo. 

 

Curtas

*Será nesta terça, às 18h30min, no CIC, o lançamento da programação que vai comemorar em 2019 os 40 anos da Fundação Catarinense de Cultura, criada no governo Jorge Bornhausen.

*Vereador Marcos da Rosa (DEM) assumiu interinamente a prefeitura de Blumenau e ficará no cargo por 15 dias. O prefeito Mário Hildebrandt (PSB) estará viajando ao exterior.

Continua depois da publicidade