As declarações do secretário da Fazenda, Paulo Eli, durante as discussões sobre os incentivos fiscais, estão deixando indignadas as lideranças do setor produtivo.
Continua depois da publicidade
O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, foi o primeiro a contestá-lo: “O secretário generaliza acusações e demonstra não conhecer a realidade e a história de nosso Estado. Está desrespeitando o trabalho e o esforço de industriais que ergueram empresas e grandes marcas que são referências nacionais e internacionais. Só com sangue, suor e até teimosia um industrial pode produzir com a complexa estrutura tributária e os graves problemas de infraestrutura do Estado”. E completou: “Eventuais distorções podem e devem ser corrigidas, mas não ao custo de acabar com uma política necessária. Em pronunciamentos, o secretário não faz menção a qualquer esforço para aumentar eficiência e reduzir gastos do governo, e isso nos preocupa”.
Almoço
Presidente da Alesc, Julio Garcia, realizou ontem visita protocolar ao governador. Convidado, almoçou com Moisés, o assessor legislativo Eron Giordani e o secretário Douglas Borba. Garcia considerou “amistoso e protocolar”, mas “sem nenhum aprofundamento político de temas de SC”.
Museu
TRF4, de Porto Alegre, manteve liminar da Justiça Federal de SC, determinando a suspensão da transferência de uma locomotiva a vapor Pacific, de 1920, do Museu Ferroviário de Tubarão à cidade de Miguel Pereira (RJ). Recurso apresentado pelo DNIT, estranhamente interessado em retirar uma peça importante de um museu único no Brasil.
Alemães
Embaixador da Alemanha, George Witschel, esteve visitando o Instituto Carl Hoepcke, acompanhado do côncul geral Thomas Schmitt e do adito Patrick Trotz. Entre os temas, a realização do 5o Simpósio sobre Imigração e Cultura Alemãs, a ser realizado pelo Instituto. Evento que marcará os 190 anos da imigração alemã em Santa Catarina e o bicentenário de nascimento de Hermann Blumenau. Na foto, os diplomatas com Anitta e Silvia Hoepcke da Silva, Luiz Henrique Tancredo e Max Muller, do Carl Hoepcke.
Continua depois da publicidade
A Medalha
O presidente da Câmara da Capital, vereador Roberto Katumi (PSD) reapresentou projeto que confere ao senador Esperidião Amin (PP) a Medalha Manezinho da Ilha Aldirio Simões. Destacou que a iniciativa tinha por objetivo reparar grave injustiça cometida na sessão anterior, quando vereadores de esquerda e do MDB se uniram para impedir a aprovação da homenagem. Nas redes sociais, os vereadores que se negaram a aprovar a proposta receberam um bombardeio de críticas.
Advogados
Será hoje, às 19h, na sede da ACM, a posse da nova diretoria da OAB-SC, presidida pelo advogado Rafael Horn. Assumem também os dirigentes da Caixa de Assistência e das 49 subseções. A OAB-SC sofre renovação de 75%. Rafael é filho do conceituado advogado Osvaldo Horn, neto paterno do desembargador Oswaldo Areas Horn e bisneto materno do desembargador e médico Antero Assis, que presidiu o TJ-SC.