O senador Dário Berger (MDB) manifestou de forma contundente sua indignação com a decisão do governo federal de cortar R$ 146,2 milhões do orçamento para Santa Catarina. Destacou que a garfada não atinge emenda de bancadas, mas obras rodoviárias em execução no Estado.

Continua depois da publicidade

– Eu não vou me calar – enfatizou, dirigindo-se ao líder do governo, Romero Jucá (MDB) – Externo minha indignação contra o governo federal. Está tratando Santa Catarina com deboche.

 

Defesa muda

O secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, preside hoje, pela última vez, o Conselho Nacional da Defesa Civil. Ele deixará a secretaria a pedido do governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), que nomeou para o cargo o cel. João Batista Cordeiro Junior. Moratelli estava há cinco anos e meio na Defesa Civil, onde realizou um trabalho extraordinário de estruturação do setor. O maior legado é o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o mais moderno do pais. Demitido porque é filiado ao PSD de Merisio.

Continua depois da publicidade

 

Cinquentenário

Os 50 anos de fundação do grupo Malwee foram comemorados ontem em suas unidades fabris de Jaraguá do Sul, Pomerode, Pacajus (CE) e São Paulo (SP), mantendo a tradição do “Dia da Fantasia”(foto). A cada cinco anos todos os colaboradores trabalham fantasiados. Fundado por Wolfgang Weege, o grupo expandiu-se com várias marcas sob o comando de Wander Weege, visionário industrial que criou a Vinícola Pericó, marca de prestígio dos vinhos de altitude no mercado nacional.

 

Energia

O advogado e ex-deputado federal Ênio Andrade Branco acaba de ser convidado para assumir uma Diretoria da EDP-Energia de Portugal. Vai atuar diretamente no Consórcio Aliança, que tem 90% do capital da linha de transmissão de R$ 1,1 bilhão que está sendo construída com a Celesc. Ênio tem mais de 20 anos de experiência no setor elétrico, tendo presidido a CELG (Goiás) e a Celesc Distribuição. A EDP tem duas empresas distribuidoras no Brasil (São Paulo e Espírito Santo). Está presente em 14 países. A posse de Ênio Branco será dia 10 em São Paulo.

 

Reajuste

Durante assembleia geral da Unimed, a direção da maior cooperativa médica de Santa Catarina anunciou reajuste de 8% na remuneração variável dos médicos que atuam na Grande Florianópolis. A valorização dos integrantes da Unimed constituiu-se em objetivo prioritário do novo presidente, cardiologista Theo Bub, ao lado do pagamento das principais dívidas milionárias deixadas pela gestão anterior.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira