Dois fatos novos agravaram a crise no PSL de Santa Catarina esta semana. O primeiro veio com uma manifestação contundente do deputado Jessé Lopes contra o presidente estadual da sigla, deputado federal Fábio Schiochet, qualificando-o de “fantoche do governador”. Afirma que os dirigentes eleitos pelo PSL foram todos demitidos no Estado “para nomeação de comissões provisórias indicadas por Moisés, em função de seu projeto de reeleição”.
Estabelece uma vinculação entre estas ações do PSL, executadas pelo presidente Fábio Schiochet, e a crise nacional, revelando que estas operações estariam sendo orientadas pelo presidente nacional do partido, Luciano Bivar.

Continua depois da publicidade

Jessé Lopes apoia a indicação da deputada federal Caroline De Toni, para assumir a presidência estadual no lugar de Fábio Schiochet. As críticas do deputado estão sendo veiculadas pelas redes sociais sob o título “A lamentável situação do PSL em Santa Catarina”.
O segundo fato teve duas situações: 1) Quatro dos seis deputados do PSL têm posição pela destituição do deputado Ricardo Alba, afinado com Moisés da Silva, da liderança da bancada; e 2) Felipe Estevão, Sargento Lima, Ana Campagnolo e Jessé Lopes viajaram a Brasília, onde se reúnem com o deputado federal Daniel Freitas.

Objetivo: destituir o presidente Fabio Schiochet, que é vinculado ao grupo do presidente nacional Luciano Bivar, que está em confronto com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Os bolsonaristas decidiram assumir o comando do partido no Estado para revitalizar o PSL nas eleições municipais de 2020.

:: Bolsonaristas x bivaristas: saiba quem está em cada lado no racha do PSL

Continua depois da publicidade

Conecta Floripa

Relatório extremamente positivo do Conecta Floripa foi apresentado ontem na prestação de contas à imprensa na sede da Acif. Foram 60 eventos, mais de 120 mil pessoas e impacto de R$ 100 milhões na economia estadual. Hotéis, bares e restaurantes tiveram incremento no mês de agosto, considerado o pior do ano tradicionalmente para o turismo.

Comunicação

Deputado Coronel Mocelin informou na Assembleia Legislativa que já está pronto o edital de licitação do governo estadual para execução da política de propaganda da nova administração. A dotação orçamentária prevista é de R$ 90 milhões.

Ensino alemão

O secretário da Educação, Natalino Uggioni, viajou à Alemanha, a convite do Instituto Goethe. Vai visitar escolas básicas e institutos para avaliação do sistema curricular. O Estado está retomando o ensino da língua alemã. Atualmente, são 19 as escolas que incluem o alemão na rede curricular. Para 2020, um total de 47 escolas da rede estadual pediu o ensino do alemão.

Crescimento

Duas sinalizações positivas em Santa Catarina sobre dinamização da economia. As principais gráficas registram aumento significativo de pedidos do setor industrial – mais embalagens significa maior produção industrial. E em Blumenau, a Haco, maior fabricante de etiquetas do Brasil, teve também crescimento de pedidos neste mês de outubro.

Continua depois da publicidade

Frustrações

Deu em nada a CPI do BNDES, depois de 50 sessões e documentos provando o desvio de bilhões de reais para ditaduras na África e América Latina nos governos do PT. A deputada Angela Amin (PP) protestou: "Manobras regimentais e interesses outros que não os nacionais impediram que responsáveis por contratos internacionais que envolveram a casa dos bilhões de reais em recursos públicos fossem indiciados, com a retirada de seus nomes do relatório final".

Leia também: Mais de 30 anos depois, a frase "a crise viajou" ainda está valendo

Líder

O deputado Sargento Lima é o novo líder do PSL na Assembleia Legislativa. Vitória dos bolsonaristas.

Eleições 2020

Lançada na convenção do PSD a pré-candidatura do ex-deputado João Rodrigues à Prefeitura de Chapecó em 2020.

Tecnologia

Missão especial de Florianópolis embarca no fim do mês para Israel e Portugal, com 40 participantes, em busca de informações sobre inovação tecnológica.

Continua depois da publicidade