O requerimento de instauração da CPI da Toga, para investigar supostas irregularidades praticadas por ministros dos tribunais superiores, conta com 28 assinaturas. Dos três senadores catarinenses, dois subscreveram o pedido: Esperidião Amin, do PP, e Jorginho Melo, do PR. Um dos focos é o ministro Gilmar Mendes, do STF. Na Câmara, foi protocolado pedido de impeachment contra ele. São indicados 32 fatos considerados graves de sua atuação na Suprema Corte.
Continua depois da publicidade
A Reforma
Entre os 12 deputados federais do Estado que compareceram no evento “SC ainda Melhor”, da NSC Comunicação, em Brasília, pelo menos seis manifestaram grande preocupação com a aprovação da reforma da Previdência. Embora favoráveis, acham que está faltando articulação do governo Bolsonaro, que não está havendo comunicação convincente à população sobre a urgência da reforma e entendem que o presidente tem que assumir a proposta abertamente.
O Novo
O deputado federal Gilson Marques seguiu a cartilha do Partido Novo e cortou todos os privilégios que a Câmara concede aos parlamentares. Advogado há 15 anos e empresário, não tem apartamento funcional, não recebe vários benefícios, como auxílio-moradia, cortou metade da cota dos deputados e dos 25 assessores, nomeou apenas seis, todos técnicos. Integra a poderosa Comissão de Constituição e Justiça, sendo um dos coordenadores, o único entre os cinco de Santa Catarina.
Justiça sufocada
Um crescimento inédito da demanda de recursos no Tribunal de Justiça de Santa Catarina registrou-se nos dois primeiros meses deste ano. Entraram 17.500 processos contra 11.300 em 2.018, um aumento superior a 50%. No ano passado, na Justiça de primeiro grau, foram registradas 1.250.000 decisões interlocutórias e proferidas mais de 859 mil sentenças.
Continua depois da publicidade