O PSDB catarinense realizou neste domingo (29) em Joinville a maior, mais movimentada e mais bem organizada convenção até agora entre todos os partidos. Seus líderes repetiram que o evento era “histórico”.
Continua depois da publicidade
O presidente Marcos Vieira anunciou a presença de mais de 3 mil participantes no Pavilhão da Expoville. E contabilizou o voto de 586 convencionais, um recorde nos 30 anos de atuação do partido no Estado.
O senador Paulo Bauer teve homologada sua candidatura ao governo e o ex-prefeito Napoleão Bernardes como único candidato ao Senado. Os tucanos deixaram abertos os cargos de vice-governador e a segunda vaga ao Senado para negociação com outros partidos.
No dia anterior, o PP homologou o deputado federal Esperidião Amin ao governo, oficializou a aliança com o Democratas, e a indicação a vice-governador do deputado João Paulo Kleinübing. Mas já com a vaga disponível para acertos com outras legendas. Se sair da vice, Kleinübing concorrerá ao Senado.
Com estas duas convenções, frustraram-se todas as expectativas de que o cenário político catarinense fosse clareado. Ficou mais embolado. Trata-se de uma situação inédita, sem precedentes na nossa história política. Faltando apenas 68 dias para as eleições não há chapa majoritária definida em nenhum dos cinco maiores partidos.
Continua depois da publicidade
O MDB indicou apenas Mauro Mariani e vai negociar com outros partidos os demais cargos para submeter tudo à convenção do próximo sábado. O PSD oficializou Gelson Merisio ao governo e Raimundo Colombo ao Senado, deixando abertos os outros cargos. O PSDB também lançou Bauer e Bernardes. E o PT está até agora apenas com Décio Lima ao governo e Lédio Rosa ao Senado.
As eleições deste ano continuam sendo as mais imprevisíveis, mais emboladas e mais enigmáticas da história catarinense.
Paulo Bauer: “A candidatura é inegociável”
A liderança
O deputado Esperidião Amin citou dois argumentos para romper com Gelson Merisio e rescindir o acordo entre o PP e o PSD:
1. Como líder nas pesquisas tinha o dever de concorrer ao governo.
2. Merisio alegou que não poderia abrir mão da candidatura ao governo pelo acordo com 11 partidos.
Abriu a porta: “Queríamos e queremos a aliança”. Agora, contudo, o PSD quer distância do ex-governador.
Continua depois da publicidade
Irreversível
A Convenção Estadual do PSDB em Joinville superou todas as expectativas da Executiva Regional. Além de numericamente ser a maior do partido, foi marcada pelo entusiasmo em torno das candidaturas de Paulo Bauer ao governo e Napoleão Bernardes ao Senado. Bauer foi incisivo: “A candidatura é inegociável”. Referia-se à dele e a de Napoleão. Ficou claro. Consolidada, a candidatura de Bauer ficou irreversível. E os tucanos sinalizaram rejeição a Esperidião Amin.
Alternativas
O deputado Gelson Merisio (PSD) terá hoje os primeiros entendimentos com os dirigentes e candidatos do PSDB. Vão examinar a possibilidade de uma coligação para as eleições deste ano. Merisio e Bauer são candidatos ao governo. Merisio não quer mais conversa com Amin e não tem jogo com o MDB. Só lhe resta manter a candidatura ou se aliar ao PSDB.
A oferta
Informação sigilosa que circulou nos bastidores da convenção estadual do PSDB mencionava reunião realizada na semana passada em Chapecó entre o presidente tucano Marcos Vieira e o presidente do MDB, Mauro Mariani, candidato ao governo. Há semanas, Mariani tinha oferecido a vice-governança e uma vaga ao Senado para aliar-se ao PSDB. Agora, estaria oferecendo os outros três cargos na majoritária.
O primeiro
Presidente do MDB e candidato a governador, Mauro Mariani foi o primeiro a disparar contra Amin, após o lançamento de sua candidatura: “Nossa aliança não é contra ninguém, mas a favor de Santa Catarina. A candidatura de Amin é o relançamento do Monza 82, que já não funciona hoje. É um prato requentado. Nosso Estado precisa de novas fórmulas para enfrentar velhos problemas”. O senador Dário Berger também acionou a metralhadora.
Continua depois da publicidade
Orgulho
O governador em exercício, desembargador Rodrigo Collaço, assistiu as duas “Noites dos Campeões” do 36º Festival de Dança de Joinville. Com o Centreventos Cau Hansen totalmente lotado, a última exibição revelou o alto índice dos grupos vencedores. Espetáculos maravilhosos dignos de apresentação em qualquer capital européia. Brasília nos envergonha. Joinville nos orgulha!
Imprensa
Durante a Convenção Estadual do PP, a Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa foi fechada e lacrada pela primeira vez, em toda sua história, para eventos políticos. Já na Convenção do PSDB, uma área especial foi montada para a cobertura dos jornalistas, com wi-fi exclusivo. Quem não compareceu na Expoville pode assistir toda a convenção pelo facebook, com transmissão ao vivo.
Em família
A Convenção Estadual do PP homologou três candidatos da família Amin: Esperidião Amin para governador, Ângela Amin para deputada federal e João Amin para deputado estadual. A convenção estadual do PSDB oficializou a candidatura de Leonel Pavan como suplente de Napoleão Bernardes e Leonel Pavan Junior como postulante à Câmara Federal. O deputado estadual Serafim Venzon vai concorrer à reeleição e seu filho João Antônio Venzon será candidato a deputado federal.