O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Marcelo Seemann, manifestou-se pela primeira vez sobre a pesquisa “Contabilizando para o Cidadão”, que indicou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina como a terceira mais cara do Brasil.
Continua depois da publicidade
O legislativo estadual emitiu nota dizendo que estava levando números para melhor avaliar os resultados do trabalho do CRC-SC. E lembrou que os dados oficiais estão no Portal Transparência.
Seemann confirmou que o estudo técnico do Conselho levou em conta justamente os números do Portal Transparência e da Secretaria da Fazenda. Foram avaliados, também, documentos do IBGE e do TSE.
A nota do CRC-SC:
“O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) esclarece que os dados divulgados acerca dos gastos das Assembleias Legislativas Estaduais no ano de 2017 foram obtidos por meio de consulta aos respectivos portais de transparência, cujas informações são de domínio público e cujo objetivo é justamente permitir que o cidadão possa acompanhar a utilização dos recursos públicos. Demais dados complementares, como população e número de parlamentares, foram obtidos nos sites do IBGE e TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Continua depois da publicidade
A proposta do programa “Contabilizando para o Cidadão”, realizado pelo CRCSC desde 2016, consiste em compilar os dados que são disponibilizados pelas instituições públicas e, no caso das Assembleias, apresentar um comparativo entre as despesas do legislativo de cada Estado, por meio de gráficos e tabelas que facilitem o entendimento por parte da população.
Tendo em vista que grande parte dos dados disponíveis sobre a gestão pública estão dispersos nos sites de órgãos oficiais e muitas vezes possuem uma linguagem técnica de difícil compreensão, o CRCSC, por meio do programa “Contabilizando para o Cidadão”, se propõe a ampliar as possibilidades do cidadão conhecer e formar sua opinião sobre os resultados da gestão de forma comparativa, interligada e contextualizada.
Desta forma, o CRCSC reafirma seu compromisso com a transparência e com a proteção dos interesses da sociedade.
Leia outras publicações de Moacir Pereira
Leia também:
Alesc analisará dados que a apontam como 3ª Assembleia mais cara do país