O arquiteto André Schmidt, que faleceu esta noite em Florianópolis, deixa um legado profissional e pessoal extraordinário para Santa Catarina e para o turismo brasileiro.
Continua depois da publicidade
Sua principal marca em termos de projetos de engenharia é, sem dúvida, o Costão do Santinho, o mais premiado resort de praia do Brasil. Ele e sua equipe do Desenho Alternativo começaram os estudos desde a a primeira construção. Foram acrescentando as vilas, as unidades de lazer até o extraordinário Hotel Internacional, referencia na hotelaria brasileira, inaugurado em 2000 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
André Schmidt tem impressões digitais em vários projetos da Praia Brava, no norte da Ilha de Santa Catarina.
O ex-prefeito Edison Andrino de Oliveira, seu grande amigo e sócio em empreendimentos turísticos, destacou o poder criativo do arquiteto. Citou vários de suas iniciativas quando Secretário de Turismo de Florianópolis. Entre elas, a Passarela Nego Quirido, a criação das Trilhas Ecológicas e Turísticas da Ilha de Santa Catarina, o Albergue da Juventude que trouxe à cidade o presidente da Embratur, a criação da Fundação Franklin Cascaes.
O slogan “Ilha da Magia” foi também ideia de André Schmidt.
Continua depois da publicidade
Era um apaixonado pela Ilha, tinha vários planos para melhorar a qualidade de vida. Tinha convicções muito fortes sobre preservação ambiental, mas estava longe de ser um ecochato. Muito ao contrário, era muito pragmático.
Do ponto de vista pessoal, um ser com qualidades excepcionais. Fala mansa, amigo leal, conversa sempre enriquecedora, versando sobre arquitetura, urbanismo, cinema, música e incontáveis considerações de cunho humanista.
O velório será no Crematório Vaticano do Itacorobi a partir da manhã desta sexta-feira.