Ao transmitir o comando geral da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada ao general Sidney Prado, o general Ricardo Miranda Adersa dedicou boa parte de seu discurso para homenagear o Estado de Santa Catarina e o povo catarinense. Ele atuou duas vezes naquela unidade militar: como coronel na área de logística militar e como general no comando geral da unidade. Despediu-se do Exército depois de 40 anos de serviço militar ativo.
Continua depois da publicidade
Logo no início declarou: “Comandar a Brigada Silva Paes foi um presente. Uma história impensável, que começou a tomar corpo quando conheci minha catarinense preferida, minha esposa Liza. Foi por intermédio dela que comecei a descobrir os encantos desta terra e perdi o receio do frio. Aqui tivemos dois filhos, João Victor e Luiz Gustavo, nascidos nesta capital. Foi por eles que minha bússola passou a apontar para o azimute de Florianópolis. Tendo servido neste Quartel-General como oficial de logística entre 2005 e 2007, e nos últimos 2 anos como Comandante, completei 5 anos de trabalho neste belo casarão da Rua Bocaiúva.”
Depois de agradecer os comandados e todos os que colaboraram com sua gestão, acrescentou: “Por derradeiro, peço permissão para sair de forma e assim abrir espaço para que outros prossigam escrevendo a história do Exército de Caxias, do Marechal Bormann, do Brigadeiro Silva Paes, dos catarinenses Marechal Guilherme e Brigadeiro Jerônimo Coelho, e de tantos outros heróis que serviram ao nosso Brasil. Saio em paz de espírito e com a felicidade típica de um soldado que cumpriu sua missão. Que venham novos desafios!”