A loja da Celesc Distribuição, que há anos funciona no centro de Florianópolis, atende mais de 4 mil consumidores por dia. Isto representa mais de 20 mil por semana. A empresa alega que está fechando esta unidade e transferindo o atendimento para a sede no bairro Itacorubi por economia e porque uma pesquisa identificou que a maioria dos frequentadores reside na Trindade, Pantanal, Lagoa e Itacorobi.
Continua depois da publicidade
Condecoração
O empresário Gilberto Seleme, 1º vice-presidente da Fiesc, foi condecorado com a Ordem do Pinheiro no grau de Grande Oficial, durante solenidade comemorativa dos 165 anos de emancipação do Estado do Paraná. Reconhecimento por sua atuação na área empresarial e na vida acadêmica do Vale do Rio do Peixe.
A outorga ocorreu no Palácio Iguaçu, sob a presidência da governadora Cida Borghetti. Na mesma ocasião, também recebeu homenagem o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava-Jato no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre.
Saúde
O orçamento do Estado para o próximo ano, aprovado pela Assembleia Legislativa, tem como destaque o aumento de dotações para a área da saúde. Houve aumento de 14% para 15% da receita líquida dos recursos para o setor, além de R$ 30 milhões para os consórcios municipais de saúde, proposto pelo relator, deputado Marcos Vieira, com apoio de todos os líderes. E as emendas impositivas dos deputados, totalizando R$ 243 milhões, destinarão 50% para a saúde.
Servidores
Servidores públicos estaduais à disposição do Executivo terão prorrogadas a situação por mais 90 dias, segundo entendimentos entre o novo e o atual governo. Os atos de exoneração dos comissionados serão assinados nos primeiros dias da nova administração.
Continua depois da publicidade
Minas levou
Dois militares catarinenses disputaram o cargo de secretário nacional da Defesa Civil: o atual coronel Newton Ramlow e o coronel Edupércio Prates, indicado pelo PSL. O presidente Jair Bolsonaro escolheu o coronel Alexandre Lucas Alves, de Minas Gerais. O novo secretário tem fortes vínculos com Santa Catarina, tendo atuado nas enchentes de 2008.
IPTU
Começou a gritaria em Florianópolis. A prefeitura iniciou a distribuição dos carnês do IPTU de 2019. Há contribuintes que estão registrando aumentos de até 105% em relação aos valores que foram pagos este ano. E há casos em que a Taxa de Resíduos Sólidos (Lixo) já está pela metade do valor do IPTU, o que é uma vergonha.
Educação
Relatos inéditos sobre o ensino secundário em Santa Catarina constam do livro “Ensino Secundário Público e de Qualidade no antigo Instituto de Educação”, de autoria do professor Norberto Dallabrida. Traz entrevistas com os ex-professores Celestino Sachet, Osvaldo Ferreira de Melo e Eglê Malheiros. A obra, com selo da Udesc e Editora Dois por Quatro, trata da maior escola pública de Santa Catarina no período entre 1947 e 1963.
Curtas
*Carla Aires, que propôs na Câmara de Florianópolis título de cidadania à ex-presidente Dilma é filiada ao PT e assumiu no lugar do vereador Lino Peres. Errada a informação de que era do PSOL, do verador Afrânio Boppré.
Continua depois da publicidade
*Será nesta sexta, às 10h30min, o sepultamento de Maurício Rosskamp, assaltado e morto em Joinville. Era filho do ex-deputado Raulino Rosskamp e trabalhava na Câmara Municipal.
*Camerata Florianópolis faz concerto de Natal nesta sexta, às 20h30min, na igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz.