Levantamento feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 36 países revela que o Brasil é o que tem maior número de estatais. São 418 empresas que vivem nas tetas do governo, a custa dos contribuintes, muitas delas sem qualquer serviço de interesse público e a maioria dando prejuízos. Em segundo lugar aparece a Hungria, com 378. Seguem-se a República Checa, bem abaixo, com 133, a Lituânia com 128 e a Polônia com 126. Nas melhores posições estão a Suíça (4), Austrália (8), Japão (8) e Áustria (10), todos países de primeiro mundo.
Continua depois da publicidade
Expansão
O empresário Luciano Hang não para. Dividiu os últimos meses em campanha aberta pela eleição de Jair Bolsonaro com criativas mensagens nas redes sociais, enquanto preparava a inauguração de novas megalojas. No fim de semana, festa popular com a filial em Brasília. Este ano, deve abrir mais duas unidades: em Passo Fundo, a primeira no Rio Grande do Sul, e a segunda em Lages, na Serra catarinense. Planeja mais 20 filias em 2019, incluindo aquelas em construção em Palhoça, no Campeche e no antigo Ilha Shopping, na SC-401.
Aliança Láctea
O secretário da Agricultura, Airton Spies, viajou para a China integrando missão da Confederação Nacional da Agricultura. Leva documentos e propostas para venda do leite produzido no Oeste de Santa Catarina para aquele país. Neste fim de 2018, o Estado já tem super produção de leite. Passou do oitavo para o quarto lugar como maior produtor do Brasil. O projeto de exportação inclui também os produtores do Rio Grande do Sul e do Paraná, que formaram a Aliança Láctea.
Continua depois da publicidade