A Escola Básica Professor Anibal Nunes Pires está comemorando 40 anos de atuação em Florianópolis. Entre as atividades realizadas uma palestra do cineasta Zeca Pires, filho do homenageado, que falou sobre a vida do grande educador catarinense.
Continua depois da publicidade
Ele manifestou surpresa e satisfação em constatar o grande envolvimento da escola com a comunidade e o alto grau de criatividade dos professores e alunos com o projeto escolar.
O professor Anibal Nunes Pires teve destacada atuação no ensino e nas atividades culturais de Santa Catarina. Integrou o Grupo Sul, o movimento que reproduziu no Estado a Escola Modernista. Editou 30 edições da Revista Sul.
Lecionou no Colégio Catarinnese e no Colégio Coração de Jesus, os dois estabelecimentos particulares mais importantes do Estado na época. Integrou, ainda o corpo docente da Faculdade de Filsofia, Ciências e Letras da UFSC e a Faculdade de Educação da Udesc.
Com a reforma universitária atuou como Sub-reitor de Assistência ao Estudante da Universidade Federal de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O consagrado artista e escritor Rodrigo de Haro assim se manifestou sobre o professor Anibal Nunes Pires:
“Um humanista obstinado e um sábio que, cheio de referência e melancolia (posso dizer também ironia…), cultivou o caminho mais difícil, a senda que foge da ostentação. A extensa cultura de Aníbal nunca o desviou do sentimento cotidiano.