Eleições para renovação do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina foram vencidas pela chapa 2, intitulada “Novo CRM”, liderada pelo médico Anastacio Kotzias. Obteve 4.554 votos, contra 2.728 dados a chapa 1 “CRM Responsável” e 2.549 votos à chapa 3 “Oposição com renovação, Ordem dos Médicos do Brasil”. Prevaleceu no pleito apenas o voto por correspondência. 

Continua depois da publicidade

Perfis

O primeiro debate entre os candidatos ao governo não criou nenhum fato político. Foi civilizado, não teve baixarias e, entre os cinco participantes, deixou claro: Gelson Merisio (PSD), Mauro Mariani (MDB) e Moisés Silva (PSL) têm propostas liberais, de redução do tamanho do Estado e incentivos ao empreendedorismo. Já Décio Lima (PT) e Leonel Camasão (PSOL) mantêm o discurso estatizante e assistencialista.

Inédito

A NSC Comunicação lança nesta segunda-feira (13), às 18h30min, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Santa Catarina, o projeto “Santa Catarina Ainda Melhor”. Trata-se de um documento inédito, resultado de pesquisas e estudos de especialistas sobre as carências e os problemas que serão enfrentados pelos novos governantes. Na ocasião, estarei fazendo uma análise sobre o cenário politico-eleitoral catarinense e o comentarista da Globo Alexandre Garcia fará uma palestra sobre a eleição presidencial.

Continua depois da publicidade

Anistia

Presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, concederá entrevista hoje às 15h30min.  Vai se posicionar sobre a decisão do presidente Temer de vetar a concessão de anistia aos caminhoneiros durante a última greve. O benefício foi aprovado pelo Congresso na votação da Medida Provisória 832.

Burguesia

O trânsito em Florianópolis começou a ficar tumultuado no fim da tarde de sexta-feira com um inoportuno e ridículo protesto das esquerdas radicais em frente à Fiesc. Travaram o trânsito nos dois sentidos, levando engarrafamentos para outras vias. Com bandeiras vermelha, insurgiram-se “contra a burguesia” antes da posse da diretoria da Fiesc. Num período de grave crise de desemprego foram se manifestar exatamente contra os que geram mais emprego no Estado. Uniram incoerentes com jurássicos.

Laus em SC

O desembargador catarinense Victor Luiz dos Santos Laus, que dignificou a toga na votação do processo de condenação do ex-presidente Lula, estará sexta-feira em Florianópolis. Proferirá a conferência de abertura do Seminiário Natureza e Justiça, com participação do professor Daniel Farber, da Universidade e Berkeley (EUA). Em debate, as questões relativas à litigância climática. O ministro Herman Benjamin, do STJ, falará por videoconferência.

Decresceu

A executiva nacional do Partido Progressista fixou um critério fisiológico para distribuir os recursos milionários do Fundo Eleitoral. Os deputados que votaram pelo impeachment de Dilma e a favor da cassação de Temer terão redução dos recursos. O PP de Santa Catarina será o mais atingido. Pior: os recursos do bilionário fundo vão, prioritariamente, para os deputados federais, em detrimento dos estaduais. Outra vergonha!

Continua depois da publicidade

Desembargadores

Tribunal de Justiça de Santa Catarina passará a contar com três novos desembargadores. Foram promovidos pelo Pleno os juízes Haidée Denise Grin, Selso de Oliveira e Antônio Zoldan da Veiga. Haidée é de Florianópolis, Selso é gaúcho de Erval Grande e Zoldan também é nascido na capital. A posse dos novos desembargadores ocorrerá nos próximos dias.

Leia outras publicações de Moacir Pereira