Os médicos, profissionais da saúde e servidores do Hospital do Cepon mereciam o novo serviço. E revelaram no sorriso a alegria com que viam atendida uma velha aspiração da extraordinária unidade hospitalar, paradigma para todos os hospitais públicos do Estado e modelo para o Brasil. Felicidade compartilhada pelo dedicado grupo de voluntárias, identificadas pelo uniforme azul a espelhar a esperança que transmitem aos doentes. E, o que dizer do entusiasmo, da vibração mesmo, dos atuais pacientes do Hospital do Cepon, uma organização social que se destacou em primeiro lugar numa auditoria recente do Tribunal de Contas?
Continua depois da publicidade
Eles celebraram juntos a excepcional conquista com a inauguração do moderno Centro Cirúrgico, equipamentos de última geração, concepção inovadora em todo o projeto. Os leitos, por exemplo, têm agora iluminação natural, inédita em hospitais. Ela dita o ritmo biológico dos pacientes e melhora sua recuperação. A mesa cirúrgica projeta-se no centro de uma grande sala, coberta de iluminação especial e rodeada de aparelhos eletrônicos de ponta. O anestesista Breno Santiago não se continha em elogiar as novas instalações. Seus colegas apontavam as maravilhas dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, cinco de recuperação e dos 18 de internação.
Nos discursos, aplausos à médica Maria Tereza Schoeller, abraçada carinhosamente por funcionários e pacientes. Reflexo da liderança e do tratamento humanitário que dá a instituição.
O novo Hospital do Cepon reacende esperanças num período marcado por notícias ruins que frustram e desanimam a cidadania.
Veja: TRT-SC nega recursos de sindicatos que exigiam desconto do imposto sindical
Continua depois da publicidade
É grave
O Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, de São José, atende em média por mês mais de 300 pacientes acidentados. Desse total, 150 são motoqueiros e os outras vítimas de acidentes de automóveis, pedestres e ciclistas. Informação do diretor do hospital, médico Valdir José Ferreira, alertando para a gravidade da situação e os prejuízos que a sociedade e o governo tem com esta trágica realidade.
Veja: Com Lei Seca, mortes no trânsito diminuem em SC
O candidato
Durante o Encontro Nacional do MDB, marcado pelo lançamento da candidatura do ex-ministro Henrique Meirelles a presidência da República, o ministro Vinicius Lummertz, aplaudiu a decisão do presidente Temer. E enfatizou que o partido precisa ter candidato: “O MDB tem um programa (Encontro com o Futuro) e tem um candidato forte (Meirelles).”
Curtas
*Julgamento das contas do governo de Raimundo Colombo de 2017 será no dia 6 de junho. O relatório será apresentado pelo conselheiro Wilson Wan-Dall.
*Presidenciável Flávio Rocha está sendo esperado nesta quarta-feira (23) em Blumenau e em Joinville, dia 24 na Capital e 25 em Concórdia.
Continua depois da publicidade
*Empresas de Chapecó vendem produtos hoje sem impostos. Comemoram o Dia de Liberdade de Impostos. O CDL condena a carga: o brasileiros trabalharão 144 dias este ano só para impostos.
Leia outras publicações de Moacir Pereira
Veja também:
Em uma semana, litro da gasolina aumenta até R$ 0,50 na Capital
Após fechar fábricas da Dudalina em SC, grupo varejista melhora resultados