A diretoria executiva da Celesc Distribuição divulgou um comunicado nesta quarta-feira (19) anunciando aos empregados que haverá desconto nos salários ou no banco de horas de todos os que participarem quinta-feira (20) de manifestação durante a reunião do Conselho de Administração.

Continua depois da publicidade

Os sindicalistas organizaram um protesto contra o presidente Cleicio Poleto Martins pelo “golpe” na cassação do Diretor Comercial, Antônio Linhares, eleito para mandato de três anos e excluído no primeiro ano. Além disso, continuam criticando a diretoria pelo que consideram uma tentativa de manipulação do resultado eleitoral recente, afrontando critérios do Conselho de Administração.

Os empregados que comparecerem à manifestação terão anotações na folha funcional com descontos. Os líderes sindicais já protestam dizendo que é a primeira vez que se registra esta ameaça na história da Celesc.

O comunicado tem o seguinte teor:

"No sentido de manter a transparência que nossa comunicação tem se pautado e respeitando a liberdade de manifestação dos empregados, antecipamos que, aqueles que se ausentarem do trabalho para participar de qualquer tipo de mobilização no dia 20.02.2020 (quinta-feira), terão o dia descontado ou banco de horas, quando aplicável.

Continua depois da publicidade

O empregado  não  poderá  registrar  o  ponto  e  aderir à mobilização. Ao registrar  o  ponto,  o celesquiano delimita sua jornada de trabalho e deve estar disponível para tal. No caso de ausência do empregado acordada com a gerência, a codificação dos empregados  que  possuem  banco  de  horas  deve  ser  com  o  código 063 – Compensação.

Para os empregados que se ausentarem sem acordo ou aqueles que não possuem banco de horas, a ausência deverá ser descontada no código 0350 – Falta não abonada  (quando  a  ausência  for  de  toda  a jornada), 0039 – Atraso não abonado  (caso  tenha  se  ausentado apenas no início da jornada) ou 0042 – Saída particular não remunerada (caso tenha se ausentado apenas no final da jornada)."