A Celesc Distribuição deverá efetuar na próxima semana o pagamento de multa de R$ 2.494.000,00 à Fatma, referente a notificação pelo vazamento de óleo no Centro de Treinamento do sul da Ilha de Santa Catarina. O acidente ambiental ocorreu em 23 de janeiro de 2013 em terreno na época transferido à Universidade Federal de Santa Catarina, gerando grande polêmica sobre responsabilidades civis e criminais.

Continua depois da publicidade

A notificação inicial da Fatma à Celesc era de R$ 24.940.000,00. A estatal entrou com recursos e obteve redução de 90% do valor. Nos últimos anos ocorreram vários incidentes processuais. Um Termo de Compromisso Extrajudicial foi firmado em 2014 e depois rescindido.

A Diretoria Jurídica da Celesc emitiu parecer dias atrás pelo efetivo pagamento da multa e arquivamento da notificação.

Com este documento comprobatório a Celesc vai pedir o arquivamento de ações judiciais impetradas pelo Ministério Público Federal, de indenização por danos, julgadas pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal. Uma delas foi anulada.

O entendimento jurídico da empresa de energia é de que a superposição de multas por dois órgãos sobre o mesmo objetivo é nula de pleno direito.

Continua depois da publicidade

 

Relembre o caso:

Bombeiros trabalham na contenção de óleo que vazou no Sul da llha

Fatma embarga atividades nas águas de parte da Tapera e Ribeirão da Ilha, em Florianópolis

Fatma libera 92% da área embargada após vazamento de óleo em Florianópolis

 

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira