O desembargador federal Victor Luiz dos Santos assume nesta quinta-feira (27), às 15h, em Porto Alegre, a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Lá estarão magistrados, procuradores, advogados e autoridades de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A nova direção exercerá mandato por dois anos. Deixará a presidência o desembargador federal Thompson Flores, que cumpriu o mandato de forma irretocável, com espírito de Justiça e coragem para defender as instituições e a efetiva aplicação da lei.

O Tribunal Federal de Porto Alegre é integrado por magistrados dos três Estados do Sul. Julga os recursos da primeira instância oriundos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Além dos três Estados, sua atuação ganhou projeção nacional nos últimos anos por ser a câmara revisora das decisões da Justiça Federal de Curitiba, onde tramitam os processos dos denunciados ou condenados pela operação Lava-Jato.

A maioria das decisões sobre os atos de corrupção no Petrolão mereceu aplausos amplos da população brasileira, respaldando as sentenças do juiz Sergio Moro, nas condenações envolvendo os principais políticos e empresários de comprovado envolvimento no monumental esquema de corrupção na estatal.

Continua depois da publicidade

Catarinense de Joaçaba, o presidente Victor Laus é formado em Direito pela UFSC, exerceu o Ministério Público Estadual e o Federal e chega ao novo cargo com credenciais e exemplar biografia.