O cenário das candidaturas em Santa Catarina voltou a embolar nas últimas horas com a longa e sigilosa reunião entre o deputado Esperidião Amin (PP) e o deputado Gelson Merisio (PSD), com a interveniência do deputado João Paulo Kleinübing (DEM).

Continua depois da publicidade

Os três não atenderam os celulares que tocaram durante praticamente toda a tarde e início da noite de quinta-feira. Os assessores informaram apenas que estavam reunidos na residência do ex-governador.

Esperidião Amin mantém a candidatura ao governo e tenta convencer Gelson Merisio a ser seu vice, hipótese em que Raimundo Colombo concorreria ao Senado, como aprovado na convenção do PSD.

Nos bastidores surgiu outra possibilidade, que tanto pode ser real como um blefe. Se Amin não demovesse Merisio da disputa ao governo iria renovar contatos com Paulo Bauer, que já admite concorrer à reeleição, abrindo a vaga ao governo a Amin. Fórmula, aliás, defendida por Geraldo Alckmin, Jorge Bornhausen e Raimundo Colombo.

Há alguns indicativos de que, às vésperas da convenção do PSDB, Bauer já admite conversações neste sentido. Domingo, ele participou de uma longa rodada de chopp no Beiramar Shopping, quando o cenário foi examinado em detalhes.

Continua depois da publicidade

Merisio sempre descartou a hipótese de ser vice. Alega os acordos fechados há meses com os outros 12 partidos e até os compromissos com o próprio PP de Amin.

Resultado: tudo pode acontecer neste fim de semana.

 

Neutralidade

O presidente estadual do PSB, Paulinho Bornhausen, acompanha as conversações com os dirigentes nacionais sobre a política de alianças para a eleição presidencial. Ciro Gomes tentou coligar-se ao centrão, não teve sucesso e tenta o apoio dos socialistas. Bornhausen já defendeu e vai advogar neutralidade na convenção nacional de 5 de agosto.

 

Veja também: Petista Ideli Salvatti deve entrar na disputa pelo Senado

Amin e Merisio discutem candidaturas em longa e sigilosa reunião

 

Exemplo

O Movimento SC pela Educação realizou ontem a última reunião do Conselho de Governança sob a presidência de Glauco José Côrte, seu idealizador. Na ocasião, Mariângela Martins, aposentada dos Correios, relatou sua experiência exemplar. Começou na Casa Lar Emaús, com noções de higiene, deu aulas de reforço em português na Escola Laura Lima e está lecionando matemática em uma comunidade vulnerável. Foi agora convidada para dar aulas no Novos Caminhos.

Cidadãos como dona Mariângela renovam esperanças no Brasil.

 

Curtas

* Jornalista Acari Amorim assumirá em agosto a presidência da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis). A nova diretoria reúne-se hoje, em São Joaquim, com o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Continua depois da publicidade

* A candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Joinville, Carlito Mers (PT) será lançada neste domingo. O comando quer Mers disputando a vice-governança na chapa de Décio Lima.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também: 

Ministro do Turismo cumpre agenda em SC

65 mil mesários devem ser convocados para trabalhar nas eleições