A decisão do deputado federal Esperidião Amin, do PP, de disputar o governo do Estado nas eleições de outubro cria o principal fato político deste fim de semana, às vésperas de duas importantes convenções. Amin comunicou oficialmente a decisão de concorrer a governador, quando a coligação de Merisio previa disputa ao senado, abrindo novas possibilidades de alianças no Estado.

Continua depois da publicidade

As primeiras informações dos bastidores indicam que Amin disputaria o governo tendo como vice o deputado João Paulo Kleinübing, do Democratas.

Surgiram outras noticias de que o ex-governador do PP estaria já com garantias de uma aliança com o PSDB. Neste caso, Paulo Bauer seria o candidato à reeleição.

Bauer encontra-se neste momento reunido em Indaial com Dalirio Beber e Napoleão Bernardes, este pré-candidato ao senado.

Se houver a aliança do PP com o PSDB, o cenário das eleições sofrerá novas e impactantes mudanças.

Continua depois da publicidade

Veja também: Merisio: “é a posição do Amin, aguardamos a decisão do PP”

Merisio no páreo

Gelson Merisio mantém sua candidatura ao governo, com Raimundo Colombo ao Senado, ambos pelo PSD, e o respaldo de uma coligação com 12 partidos. Se tudo isto for mantido, a conferir quais os outros candidatos: a vice-governador e a segunda vaga ao senado.

O presidente estadual do PSDB, Marcos Vieira, encontra-se em viagem pelos municípios do oeste catarinense.

A assessoria de Paulo Bauer diz que ele vai a convenção como candidato a governador.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também: 

Amin comunica a Merisio que será candidato a governador

O fator Kleinübing