Câmara Federal realizou sessão solene para marcar a Campanha de Conscientização do Mês do Diabates, mundialmente conhecida como Novembro Azul. A cerimônia foi presidida pela deputada Carmem Zanotto (PPS), que vem se empenhando no Ministério da Saúde pela liberação de medicamentos do SUS para os pacientes com diabetes em Santa Catarina. Desde fevereiro, a entrega está suspensa – 80% dos AVCs incidem em pacientes com diabetes.

Continua depois da publicidade

 

Exportações

Depois da boa notícia da abertura das importações de suínos pela Rússia, beneficiando a Aurora entre as plantas aprovadas, vem outro fato auspicioso para os criadores de aves e suínos. Neste momento, três missões estrangeiras fazem visitas de inspeção aos frigoríficos catarinenses. Vieram do México, da Índia e da Coreia do Sul. O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, está otimista com as novas perspectivas do setor e os propósitos do presidente eleito Jair Bolsonaro.

 

Crime organizado

Reconhecido mundialmente pelos estudos sobre crime organizado, o desembargador Júlio Cesar Machado Ferreira de Melo, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, fez palestra em Luanda, capital de Angola, em projeto da União Européia e do governo de Portugal. Ele revelou que os países em desenvolvimento perdem entre US$ 20 bilhões e US$ 40 bilhões à custa de subornos, apropriações indevidas e outros crimes. Propõe: “É preciso quebrar a espinha dorsal que sustenta o crime organizado. Isso se faz enfraquecendo sua base econômica”.

Continua depois da publicidade

 

Vítimas do comunismo

Na próxima semana será realizado no Centro Sócioeconômico da UFSC, às 20h, a segunda Semana Vítimas do Comunismo – 60 Anos da Grande Fome de Mao”. A palestra de abertura será proferida pela professora Luciana Yeung, doutora em Economia pela Fundação Getúlio Varas e coordenadora do Insper-SP. Falará sobre o fracasso econômico e humanitário do comunismo chinês. Na terça-feira, dois palestrantes abordarão os horrores da ditadura de Maduro na Venezuela.

 

 

Condecoração

Ministro Jorge Mussi, corregedor-geral do TSE, será homenageado no próximo dia 22, no Rio de Janeiro, durante o Encontro Nacional do Colégio de Corregedores Eleitorais, com a primeira Medalha do Mérito Eleitoral  “Guerreira Maria”.  Será o primeiro a receber a condecoração. Mussi prolatou no Tribunal Superior Eleitoral 235 decisões relativas às eleições deste ano, além de despachar processos administrativos, 12 ações de investigação judicial eleitoral, sendo oito contra Jair Bolsonaro e quatro contra Fernando Haddad.

 

Fusões

A eleição do deputado Jair Bolsonaro para presidente da República deverá criar um cenário positivo e até mais agressivo no mercado de fusões e aquisições de empresas. O fenômeno deverá envolver as empresas estrangeiras que querem se posicionar mais fortemente no Brasil. A previsão é dos executivos Antônia Mariconda, Bernardo Prisco e Raphael Francalacci, da suíça-paulistana Maeri Consulting, que atuou no processo de venda da catarinense Sadenco para a poderosa francesa Engie.

 

Comendador

O procurador-geral do Estado, Juliano Dossena, será homenageado no próximo dia 26 pela Polícia Militar de Santa Catarina. Em reconhecimento às contribuições dadas à corporação, receberá a Comenda Barriga Verde, a maior condecoração da PM. Dossena atua há 25 anos na Procuradoria Geral do Estado e já presidiu a Associação Nacional dos Procuradores.

Continua depois da publicidade

 

Leia também:

Economia de SC pode ser uma das mais beneficiadas com a reforma da Previdência