Será nesta segunda-feira, 11, as 19hs, na rua Bocaiuva, a solenidade comemorativa dos 48 anos de instalação da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, a principal unidade do Exército em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Também chamada de “Brigada Silva Paes”, ostenta sua denominação histórica numa homenagem, ao brigadeiro José da Silva Paes, engenheiro português que para cá veio para proteger a Ilha de Santa Catarina dos espanhóis. Ele projetou e construiu o sistema de fortalezas, que constituem hoje um dos marcos históricos do século XVIII e uma das principais atrações turísticas da Capital.

Além do projeto e do início da construção dessas fortificações, organizou e fez criar o Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina. Por ocasião da Guerra da Tríplice Aliança, esse Regimento passou a ser conhecido como “Regimento Barriga Verde” devido, segundo algumas fontes, à “larga faixa de pano, na cor verde, que era colocada em torno da cintura dos soldados”.

Boletim da 14ª Brigada dá mais informações sobre o patrono:  “A atuação do Brigadeiro Silva Paes não se limitou à atividade militar. Teve participação ativa nos projetos arquitetônicos de obras públicas, como a da Catedral Metropolitana de Florianópolis. Sua ampla visão de estadista indicou a necessidade do aumento da população da Ilha.

Assim, incentivou a vinda de casais açorianos e madeirenses para o povoamento da terra. Terminada sua missão no Brasil, voltou a Portugal, onde foi distinguido com o título de Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Faleceu em Lisboa, no ano de 1760.

Continua depois da publicidade

A “Brigada Silva Paes” tem sua origem no antigo Grupamento Leste Catarinense, criado em 11 de novembro de 1971. Seu 1º Comandante, General Florimar Campelo, assumiu o comando em 25 de abril de 1973. Nesta data, o Grupamento passou a ocupar uma sede provisória no aquartelamento do 63º Batalhão de Infantaria. No mês seguinte, foi transferido para suas atuais instalações.

A partir de 1º de janeiro de 1981, fruto da reformulação pela qual passou a Força Terrestre, o Grupamento Leste Catarinense foi extinto e foi criada a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz) com sede em Florianópolis.”

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

​Acesse as últimas notícias do NSC Total