Será nesta segunda-feira (13), às 12h, a posse da nova diretoria da Federação do Comércio de Santa Catarina. O presidente Bruno Breithaupt assumirá o terceiro mandato. Optou por uma solenidade simples no Centro do Sesc, em Cacupé. Terá como vice-presidente o lageano Célio Spagnoli, presidente de dois sindicatos na região serrana.

Continua depois da publicidade

A Fecomércio administra hoje 72 unidades do Sesc em Santa Catarina. Assumirá a Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis. Já administra – e de forma exemplar – a Casa Rosada de Lages, o Cine Mussi em Laguna e duas casas históricas em Laguna, referências nacionais do Iphan.

Aqui, as metas e posições de Bruno Breithaupt.

Prioridades

Reformas estruturantes para criar um momento diferente no Brasil. O modelo atual se exauriu. Só as reformas vão tirar o Brasil deste momento difícil da economia e da política. Os brasileiros merecemuma vida melhor e as empresas precisam ser mais competitivas. Só assim haverá a justiça social almejada por todos.

Continua depois da publicidade

Burocracia

O que mais trava hoje a expansão do comércio e dos serviços é a burocracia.  É necessário flexibilizar e desregulamentar. Os que gerarem empregos e riqueza precisam de efetivo incentivo e não de burocracia, que desestimula os empreendedores.

Arrecadação

É impossível continuar a centralização exagera da arrecadação na União. Precisa ser rediscutido urgentemente. A fiscalização dos recursos é muito mais fácil quando a receita fica no município. No plano federal só os grandes temas estratégicos. Recursos para segurança pública, saúde e educação deviam ficar nos municípios.

Leia outras publicações de Moacir Pereira