*Por Renato Ígor
O presidente eleito Jair Bolsonaro quer desaparelhar as agências reguladoras. Faz bem. Dos 140 dirigentes das agências desde sua criação, há mais de duas décadas, quase 40% deles tiveram filiação partidária. O modelo das agências reguladoras para fiscalizar contratos com as concessionárias é o que mais se aproxima do ideal. Mas precisa ter ocupação técnica e interesse público.
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Tá na rede
– Tratam o Tesouro como se fosse chapéu de mágico, com dinheiro sobrando dentro dele. Tirar do Tesouro para aumentar o salário no teto obrigará a tirar dinheiro de quem vive com salário no piso –senador do DF Cristovam Buarque (PPS).
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Errado
Absolutamente inútil, caso venha a se confirmar, a mudança de Tel Aviv para Jerusalém da Embaixada brasileira em Israel. Não traz nenhuma vantagem para o Brasil. Pelo contrário, os países árabes, alinhados com a ideia da Palestina, são grandes compradores de proteína animal brasileira. Santa Catarina, como se sabe, tem no mundo árabe um dos seus principais compradores de frango. Um suposto boicote aos produtos brasileiros seria trágico para Santa Catarina.
Publicidade
Fazer publicidade é tornar público os seus atos. É dever da administração pública. Neste sentido, são exemplares as propagandas na TV, tanto da prefeitura de Florianópolis como da Assembleia Legislativa. A peça da prefeitura orienta o morador como proceder para fazer a sua ligação correta à rede de esgoto. Na Alesc, há estímulo ao cidadão para acompanhar o trabalho dos parlamentares. Ainda mais num país como o Brasil, a propaganda institucional precisa ocorrer na mídia tradicional. Nem todos tem acesso às redes sociais.
Cidadania
A propaganda dever ter papel de estímulo à cidadania. Orientações de saúde, vacinação, matrículas escolares, sanitárias, como no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. São inúmeras possibilidades de levar informação de qualidade para o cidadão. O que não pode ocorrer é propaganda com tom eleitoreiro e autopromocional para o governante da ocasião.
Porcos
Pobre país em que são muitos os ignorantes que não cuidam nem do quintal de casa, que lançam sujeira e lixo na rua, em terrenos baldios, nas encostas de morro e até no mar, lagoas e canais. Mutirão realizado em Florianópolis no sábado, pela Associação Náutica Brasileira, retirou 10 toneladas de lixo do fundo do canal da Fortaleza da Barra da Lagoa e das encostas. Foram 20 mergulhadores, sete embarcações, voluntários, empresas e órgãos públicos apoiadores. O presidente da Acatmar- Associação Náutica, Mané Ferrari, impressionou-se:
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– Dessa vez retiramos mais lixo das encostas e menos do fundo. Havia de tudo: TV de plasma, lustre, grelha de churrasco, calota de carro, cadeira e mais uma enorme quantidade de pneus e, claro, muito plástico.
O pobre diabo que faz esse tipo de coisa não tem moral nenhuma para criticar a corrupção e os desvios de dinheiro público praticados por muitos de nossos políticos e gestores públicos.
Turismo
O PIB catarinense do Turismo se mostrou ao mercado nacional em evento promovido na última semana em São Paulo. Juntos, representantes do Beto Carrero World (Melhor Parque do Brasil), Fazzenda Park Hotel (Melhor Hotel Fazenda), Costão do Santinho (Melhor Resort), Florianópolis (Melhor Praia e Melhor Cidade) e Santa Catarina (Melhor Destino pela 11ª vez consecutiva) receberam convidados para uma noite de celebração.
A atividade turística já representa 13% da economia catarinense. Na foto Roberto Vertemati (diretor comercial do Beto Carrero World), Valdir Walendowsky (presidente da Santur), Cássia Treuk (gerente do Fazzenda Park Hotel), João Batista Nunes (prefeito em exercício de Florianópolis), Tufi Michreff Neto (secretário de Estado de Turismo) e Rogério Siqueira (presidente do Beto Carrero World).
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