O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (sem partido), permanece na expectativa de uma audiência com o governador Moisés da Silva para renovar pedido de apoio às principais reivindicações da população do Vale do Itajaí. Elas se resumem à construção do Centro de Eventos, que já tem projeto arquitetônico e de engenharia concluído, e a urbanização da margem esquerda do rio Itajaí-Açu, na região central da cidade.
Continua depois da publicidade
O secretário da Casa Civil, Douglas Borba, chegou a anunciar uma reunião do prefeito com o governador, mas até agora não houve confirmação. Moisés da Silva esteve duas vezes em Blumenau: circulou pelo Centro na campanha eleitoral e voltou neste ano para anunciar a liberação de apoio de R$ 1 milhão para o Hospital Santa Isabel, pioneiro em transplantes em Santa Catarina. Os dois ainda não sentaram para tratar de parcerias na região.
A construção do Centro de Eventos no Parque Vila Germânica é considerada fundamental para dinamizar o turismo na região. Os galpões atuais daquele maravilhoso complexo de lazer, gastronomia e comércio, estão com a agenda lotada até o fim do ano. O novo secretário de Turismo, Marcelo Gruel, prioriza a captação de eventos para manter elevado o número de visitantes, quebrando a sazonalidade.
Recursos para execução do projeto foram prometidos pelos ex-governadores Raimundo Colombo e Eduardo Moreira. Mas o compromisso ficou restrito à retórica.
Melhorou

As obras de duplicação da BR-470, entre Navegantes e Indaial, tomaram um novo ritmo. Há mais máquinas, caminhões e operários na pista em vários trechos entre a BR-101 e Blumenau, além de um pequeno trecho com 8 km já duplicado. As principais obras de arte, como o viaduto próximo de Gaspar, estão concluídas ou bem adiantadas. A visita do ministro da Infraestrutura, neste momento, teve os primeiros resultados.
Continua depois da publicidade