Anita Garibaldi, bisneta da heroína de Laguna, está sendo esperada no Brasil neste sábado (8), procedente da Itália. Iniciará roteiro de comemorações em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul pelo bicentenário de nascimento de sua avó.

Continua depois da publicidade

Neste sábado, a italiana participará de vários eventos nas cidades gaúchas de Vacaria e de Antônio Prado, que elaboraram várias atividades. Vai permanecer quatro dias no Brasil e vai cumprir roteiro nas cidades catarinenses de Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos, Garopaba, Laguna e na capital Florianópolis.

Anita Garibaldi é filha de Sante e Beatrice Garibaldi. Seu pai, por sua vez, era filho de Ricciotti, quarto e último herdeiro de Giuseppe e Ana Maria de Jesus Ribeiro, e de Harriet Constance Hopcraft. Ela já veio ao Brasil em outras oportunidades. 

Sua visita é uma iniciativa do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), com sede em Laguna.

Na programação em solo gaúcho, Anita irá plantar um broto da Rosa de Anita (saiba mais adiante) e vai inaugurar um monumento em honra a Garibaldi na cidade de Antônio Prado. Esse é o primeiro exemplar plantado no RS. 

Continua depois da publicidade

O híbrido-símbolo das comemorações foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa.

Neste fim de semana, o CulturAnita e suas Guardiãs estão percorrendo o Centro Histórico de Laguna para motivar os empresários a aderirem a campanha de adesivos contendo o símbolo da campanha do Bicentenário.

Campanha Anita em Laguna
Campanha Anita em Laguna (Foto: Divulgação)