Mais de 5 mil documentos inéditos e oficiais sobre a repressão aos alemães no Sul do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial estão expostos na Biblioteca Pública do Estado. Foram obtidos junto ao Arquivo do Governo da Espanha e enviados a Florianópolis pelo Instituto Carl Hoepcke, onde serão processados e disponíveis para pesquisas. Entre elas, a relação de alemães perseguidos e presos nos campos de concentração de Florianópolis (foto) e Joinville.
Continua depois da publicidade
Desapropriação
Apelos aos governos federal e estadual e ao Exército foram feitos na Assembleia Legislativa pelo deputado Leonel Pavan (PSDB) por uma solução na dramática situação de 4,5 mil pessoas que ocupam ilegalmente 800 propriedades próximas do aeroporto de Navegantes. Decisão que transitou em julgado na Justiça Federal prevê execução da sentença de desocupação no dia 23 de agosto. A prefeitura está impedida de ajudar estas famílias pela lei eleitoral. São todos invasores.
Novos suplentes
O ex-senador Casildo Maldaner (MDB) será candidato a primeiro suplente ao Senado de Paulo Bauer. O segundo suplente será o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim, também do MDB.
Continua depois da publicidade
A definição ocorreu em Brasilia durante almoço, presentes Mauro Mariani, Dalírio Beber, Eduardo Pinho Moreira e Dário Berger, entre outros líderes do MDB e do PSDB.
Delação
O empresário José Antunes Sobrinho, denunciado pela Lava-Jato, sócio do grupo Engevix, celebrou acordo de delação premiada, negociado com a Polícia Federal. A homologação depende, contudo, do Supremo Tribunal Federal, uma vez que envolve investigações sobre o inquérito dos portos, envolvendo o presidente Temer. A Engevix chama-se agora Nova Engevix, com sede num prédio da Rodovia Admar Gonzaga, na Capital.
A chapa
Novas informações sobre as intensas conversações nos três últimos dias do prazo fatal da lei eleitoral para definição de candidaturas revelam contatos do comando nacional tucano, incluindo o presidente Geraldo Alckmin. Fizeram esforços por uma aliança PSDB, PP e PSD. Teria Napoleão Bernardes ao governo, Gelson Merisio de vice, Amin e Colombo ao Senado. Merisio concordou. Bauer, excluido pela falta de vaga ou rifado pelo inquérito do STF, manteve a candidature ao Senado.
Renovação
A representação catarinense na Câmara Federal terá renovação de 50% antes mesmo das eleições. Dos 16 deputados federais, oito não concorrerão à reeleição: Esperidião Amin, Mauro Mariani, Jorginho Mello, Décio Lima, João Paulo Kleinubing, Cesar Souza, Jorge Boeira e João Rodrigues. Na Assembleia Legislativa, 11 deputados deixarão de concorrer, com renovação antecipada da 27,5%.
Continua depois da publicidade