O Parque do Beto Carrero World decidiu suspender novos investimentos em Santa Catarina, bem como a instalação de equipamentos modernos de recreação programados para o município de Penha.

Continua depois da publicidade

A decisão dos acionistas foi comunicada ao presidente Rogério Siqueira, depois que o prefeito Aquiles Schneider da Costa(PMDB) negou-se a reduzir o ISS de 5% para 3%. O tributo, com alíquota de 3% está sendo aplicado à construção civil visando a expansão da atividade econômica no município. Em Balneário Camboriú, a Prefeitura cobra 2,5% de ISS  dos parques temáticos. Em São Paulo, as Prefeituras também fixaram o ISS de 2% a 3% para os empreendimentos turísticos.

O prefeito Aquiles Costa admite reduzir o ISS, mas faz exigências consideradas absurdas do Parque, algumas próximas da extorsão.

Os acionistas do Beto Carrero receberam convites para a instalação de unidades temáticas em Gramado (RS) e em Foz do Iguaçu (PR), cujos prefeitos oferecem incentivos e tributação minima de 2%. O secretário de Turismo de Foz do Iguaçú esteve em Penha há uma semana, convidando os diretores do Parque.  

O Beto Carrero, maior do gênero na América Latina, atraiu para Santa Catarina no ano passado mais de 2,1 milhões visitantes. Dois voos internacionais, ligando Buenos Aires e Córdoba a Navegantes, são atraídos pelo parque e por Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Mais de 60% da população economicamente ativa de Penha- 8 mil pessoas – dependem de seu funcionamento. São 800 empregos diretos e mais de 1,2 mil terceirizados ali trabalhando.

O parque tem forte presença nas atividades sociais, comunitárias e culturais do município, além de investir nas instalações dos Bombeiros, policias Militar e Civil e atividades ligadas à educação e saúde.

O presidente Rogério Siqueira tenta uma solução para o impasse com o prefeito, com os líderes do PMDB e autoridades estaduais, até agora sem perspectivas de solução. 

A investida tributária da Prefeitura ocorre depois que o Beto Carrero recebeu vários prêmios nacionais e estaduais pelos incentivos ao turismo catarinense e brasileiro.

Continua depois da publicidade

Leia todas as publicações de Moacir Pereira

Leia também:

Tribunal Regional do Trabalho de SC vai comprar novo prédio por R$ 60 milhões

Ministro da Integração Nacional vem a Florianópolis liberar recursos para reconstrução após chuvas