O senador Paulo Bauer conquistou mais uma vitrine para sua campanha de pré-candidato ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2018. Foi eleito um dos seis vice-presidentes nacionais do novo comando do PSDB, escolhido na convenção nacional realizada em Brasília.
Continua depois da publicidade
A delegação catarinense compareceu com todos os 38 delegados. A convenção foi considerada uma virada de página. Motivos não faltaram para celebração dos tucanos. Todas as principais lideranças marcaram presença no encontro, os grupos que pretendiam disputar a presidência abdicaram em favor de um nome de consenso, o governador Geraldo Alckmin foi ungido à presidência do diretório nacional e os discursos dos tucanos foram marcados pela defesa da unidade partidária, das reformas e de um projeto novo para o Brasil.
Os dois pré-candidatos, Marconi Pirillo, eleito vice-presidente, e Arthur Virgilio fizeram pronunciamentos para os dirigentes e para a militância tucana, enfatizando que o PSDB deveria deixar de ser um partido de petit comité para priorizar os objetivos comuns.
O governador Geraldo Alckmin mudou o estilo. Em vez de discursos lineares, partiu para a ofensiva contra o PT. Certamente buscando polarização com a pré-candidatura Lula e tentando capitalizar o eleitorado indeciso ou que não encontrou sua opção.
— Os brasileiros não são tolos. Conhecem o método lulopetista para confundir, dividir e iludir para reinar. Vejam a audácia dessa turma. Depois de ter quebrado o Brasil, Lula diz que quer voltar ao poder. Ou seja: ele quer voltar à cena do crime — disparou Alckmin.
Continua depois da publicidade
Todos os oradores repetiram que o Brasil não quer mais PT, corrupção, desemprego, desajuste fiscal, juros e inflação elevados.
Intervenção
Assembleia extraordinária dos policiais civis, realizada no fim de semana, decidiu formalizar a destituição da atual diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina (Sinpol). Mais de 200 policiais estiveram presentes. Escolheram para interventor o policial Thiago Luiz Lemos, de Concórdia, e que atua em Sombrio. Anderson Amorim, o presidente atual, alega que a assembleia foi ilegal. Os organizadores dizem que ele tentou impedir a assembleia na Justiça, mas foi derrotado.
Visto
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, definiu em reunião com o ministro do Turismo, Max Beltrão, e o embaixador Sérgio Amaral a data para vigência do novo visto eletrônico para os americanos viajarem ao Brasil. Será no dia 25 de janeiro em Nova York. O visto eletrônico, via internet, já funciona para turistas australianos. Em janeiro, o sistema vai ser implantado para turistas do Canadá e depois para os japoneses.
Curtas
* O CEO do Floripa Airport, Tobias Market, fará amanhã, às 9h na CDL, exposição ao trade turístico sobre os planos do grupo suíço para a construção do novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
Continua depois da publicidade
* Diretores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da União Estadual dos Dirigentes Municipais se reúnem hoje para planejamento comum de ações educacionais no próximo ano.
* Conselho Consultivo do Movimento Floripa Sustentável fará hoje, às 12h, no Hotel Majestic, um balanço das atividades de 2017 e os planos para 2018.
Leia mais:
Justiça concede nova liminar impedindo posse de Alex Santore no TJ-SC
PSDB-SC: a terceira força nacional
Presidente da Fatma vai a Brasília tratar de licenças para aeroporto de Florianópolis