O presidente do Diretório Estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, cumpre roteiro esta semana no Sul do Estado. Iniciou por Paulo Lopes e encerrará em Gravatal, fazendo reuniões e indicando nomes para as eleições municipais de 2020. O principal evento está previsto para sábado, em Tubarão, onde é esperado um grande público para a filiação do médico cardiologista Cristiano Ferreira. É o novo do MDB, indicado por consenso e que, pela primeira vez, está unindo as principais lideranças.
Continua depois da publicidade
Por ser uma das bases politicas do governador Carlos Moisés da Silva e do secretário Lucas Esmeraldino, ex-presidente estadual do PSL, a eleição em Tubarão vem provocando ações em outras legendas.
Estes movimentos começaram há dois meses, quando o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, convidou o prefeito Joares Ponticelli para sair do PP e se filiar ao PSL. As tratativas estavam bem encaminhadas, quando o governador e lideranças do PSL frearam as investidas de Borba. Eles já tinham conversas adiantadas com o empresário Luciano Menezes, presidente da Apae de Tubarão, que estava inscrito no PSD. Menezes deixou o PSD e vai se filiar ao PSL, faltando apenas a formalização para encaminhamento da ficha à Justiça Eleitoral.
O PSDB está sem liderança renovada e fortalecida, depois da derrota sofrida em 2016 pelo ex-prefeito Carlos Stüpp. E o PT ficou fragilizado pela condenação e prisão de seus líderes na Lava-Jato e pela sofrível votação do prefeito Olavio Falchetti, recebendo apenas 11.928 dos 76 mil votos. Ela era o prefeito, candidato à reeleição.
Búrigo no PL
O ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, está decidido a cancelar filiação no PP. Seus eleitores não se conformam que tenha sido excluído da lista de candidatos parlamentares em 2018. Búrigo foi convidado pelo senador Jorginho Melo para se inscrever no Partido Liberal. Com garantia de que concorrerá em 2022 a deputado estadual.
Continua depois da publicidade