O município de Balneário Camboriú bateu todos os recordes no litoral catarinense na virada do ano. Segundo o prefeito Fabrício Oliveira (PSB) cerca de um milhão de pessoas participaram do Réveillon. Durante o dia, restaram poucos espaços na praia, totalmente tomada de barracas, guarda-sóis e veranistas. Uma operação emergencial de madrugada produziu outro fato: pela manhã a praia estava totalmente limpa. O prefeito fiscalizou pessoalmente os serviços. Destaque: nenhuma ocorrência policial.

Continua depois da publicidade

Resíduos

O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) entregou ao presidente da Celesc, Cleverson Siewert, protocolo para implantação do projeto de reaproveitamento de resíduos orgânicos como fonte alternativa de biogás para geração de energia. O projeto tem o apoio da prefeitura, Comcap, Casan e Suderf. A Celesc abriu chamada pública para implantação de uma usina. O prazo termina dia 5 de janeiro.

Desassistidos

População da região de Araranguá continua sem atendimento médico-hospitalar. A Justiça não concedeu liminar de reintegração de posse do Hospital Regional, ocupado pela SPDM, que se nega a transferir a gestão ao Ideas, contratado emergencialmente pela Secretaria da Saúde. A alegação judicial é a de que a rescisão e o novo contrato não foram publicados no Diário Oficial. E isto só ocorrerá em 8 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Saúde

O ano de 2017 terminou com ato do governador Raimundo Colombo designando o médico Murillo Capella para assumir o cargo de secretário da Saúde, cumulativamente com o de adjunto, que já ocupa há muito tempo. Capella deverá fazer a transição para entregar a titularidade ao ex-deputado Acélio Casagrande, escolhido pelo vice-governador Eduardo Moreira.

Passagem

As praias do norte da Ilha foram tomadas, como nunca, por milhares de ilhéus e turistas nacionais e estrangeiros, com maior destaque para argentinos e gaúchos. A virada do ano registrou cenários fotográficos. Depois de um dia com chuvas fracas, céu encoberto, a noite surgiu com belíssimo luar dominando a paisagem. O trapiche de Canasvieiras, ponto de maior atração de visitantes para passeios de escunas, ficou lotado na chegada do ano novo.

Bebidas

Do delegado de Polícia Civil, Eduardo Senna: “Triste a nação que tem a bebida alcoólica como atrativo em eventos esportivos, em especial o futebol, há tempo responsável por atos de barbáries de seus torcedores, comprovadamente associados ao crime organizado. Pior, um Estado em que a Casa Legislativa, com inúmeras outras prioridades, como também o chefe do Executivo, são demandados ao gasto de energia e tempo com assunto desta natureza.”

Bagunça

Florianópolis não tem opção: ou cobra taxa de pedágio e qualifica o turismo ou seu futuro estará comprometido. Até pelo espaço físico não tem condições de oferecer turismo de massa. A queda do nível dos turistas que aqui estiveram na virada do ano é ostensiva. A falta de infraestrutura uma dura realidade. Ambulantes às centenas, cachorros na praia, sons estridentes de madrugada, barracas ilegais da orla, dezenas ônibus estacionados irregularmente, e por aí vai…

Continua depois da publicidade