Antes mesmo de ocorrer, as eleições deste ano já registram um fato inédito: o número impressionante dos eleitores com disposição de votar em branco ou anular o voto. A última pesquisa Datafolha, que consolida a liderança de Jair Bolsonaro (PSL), pulando de 22% em 21 de agosto para 26% em 14 de setembro, revela que 13% dos eleitores consultados não elegerão ninguém no dia 7 de outubro. Desse total, 61% dizem, de forma definitiva, que vão anular o voto ou votar em branco.
Continua depois da publicidade
O dado é mais revelador da falta de esperança da população com o futuro do Brasil, quando se compara os nulos e brancos com pleitos anteriores. A menos de 30 dias das eleições eles somavam 4% em 2006 e 2010, passaram para 6% em 2014 e agora atingem 13%.
Outro fenômeno que poderá marcar estes 19 dias que faltam para a eleição de primeiro turno é do voto útil. Como as pesquisas indicam polarização entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), já se registra uma campanha nas redes sociais pela cristianização de vários candidatos, na centro direita e na esquerda.
Se o chamado “efeito manada” tiver realmente consistência, o principal beneficiário neste primeiro turno poderá ser Jair Bolsonaro, que tem liderança consolidada com o dobro das intenções de votos do segundo colocado. Tendência que poderá ser neutralizada ou até desaparecer com os dados das próximas pesquisas.
Continua depois da publicidade
Eleição
Os associados da Fundação Celesc de Seguridade Social (Celos) participam nesta terça (18) da eleição do novo diretor Administrativo e Financeiro. Estarão concorrendo três candidatos: Paulo Polli, Telbas de Oliveira Santos e Henri Claudino.
Agricultura
Durante o debate da CBN Diário, o deputado Décio Lima (PT) lançou o projeto “Prove-SC”, que consiste na promoção dos produtos da agricultura familiar e sua valorização pelas redes de supermercados e a rede comercial do Estado. Parte da diversificação da produção agrícola e de incentivos aos orgânicos. Décio condenou a ausência de Gelson Merisio (PSD) e Mauro Mariani (MDB) dizendo que eles desrespeitavam o eleitor catarinense.
Leia também:
Receita paga nesta segunda quarto lote de restituição do Imposto de Renda