O clima de otimismo predomina nos comitês do deputado Gelson Merisio (PSD) e do comandante Moisés (PSL). O pessedista esteve ontem no Sul do Estado concedendo entrevistas e fazendo contatos com lideranças. O liberal esteve no Rio com Lucas Esmeraldino e os deputados federais eleitos para reunião nacional, que teve a presença de Jair Bolsonaro. O clima era de empolgação pela pesquisa Datafolha, com larga vantagem de 16 pontos de Bolsonaro sobre Haddad.
Continua depois da publicidade
Nos comitês dos dois candidatos se multiplicam planos de agendas e obtenção de apoios políticos. Na próxima quarta-feira eles participarão do primeiro debate a ser promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). E no dia 19 terão espaço de meia hora cada um para falar na reunião mensal da Fiesc, que será também encontro do Conselho das Entidades Empresariais (Cofen).
Com a proximidade do pleito aumentaram as especulações sobre a formação do secretariado. Se for eleito, Merisio optará por Guilherme Zigelli na Secretaria da Fazenda. Rodrigo Moratelli, atual coordenador da campanha, volta à Defesa Civil. O vice, João Kleinubing, coordenará a reforma administrativa e a gestão estadual.
Na medida em que a eleição se aproxima se multiplicam as especulações. No Sul, informou-se ontem que o empresário Oscar Balsini, da Betha Sistemas de Informática, estaria cogitado para o secretariado. Merisio também teria decidido, se eleito, convidar um representante do Ministério Público estadual para a Secretaria de Segurança Pública. O nome mais cogitado é o do promotor Odair Tramontin, coordenador estadual do Gaeco.
O comandante Moisés tem enfatizado que vai priorizar os servidores de carreira no secretariado e cargos comissionados. Optará, também, pela meritocracia e pela formação técnica. O maior número de colaboradores vêm da area militar, especialmente da PM e dos Bombeiros.
Continua depois da publicidade
A única certeza: se for eleito, Lucas Esmeraldino terá função de destaque no secretariado estadual.
Livros
A Feira do Livro de Balneário Camboriú entrará no calendário oficial do município. O vereador Moacir Schmidt (PSDB) apresentará projeto de lei neste sentido para incrementar a leitura e as atividades culturais no maior balnenário do litoral catarinense. O evento deste ano, organizado pela empresária Miriam de Almeida Pinheiro e a Academia de Letras, teve a participação de escritores como Mário Prata (D) e Fernanda Young.
Feira digital
Uma superestrutura está sendo montada na área externa do Centrosul, em Florianópolis, para o “RD Sumit 2018”, o maior evento de marketing digital da América Latina e o quinto mais importante do mundo.
O primeiro foi realizado aqui em 2013 com 221 participantes. Este ano já estão garantidos pelo menos 12 mil participantes. O programa conta com 150 palestrantes. Será realizado entre 7 a 9 de novembro. O novo espaço acrescentará mais 12 mil metros quadrados de área coberta no CentroSul.
Leia também: