Está marcada para o dia 5 de dezembro uma nova audiência do Instituto do Meio Ambiente-IMA (Ex-Fatma) para apresentação e debate do Relatório de Impacto Ambiental do projeto do emissário submarino do sul da Ilha, previsto para o Campeche.

Continua depois da publicidade

A primeira audiência sobre o tema ocorreu em 10 de setembro e contou com grande participação da comunidade que solicitou a realização de um novo encontro.

O IMA divulgou nota sobre detalhes técnicos do projeto: 

O Emissário Submarino é uma tubulação que leva o efluente final de uma Estação de Tratamento de Esgotos até um local que tenha condições ambientais favoráveis para sua assimilação pela natureza. O emissário não é uma estação de tratamento, mas sim um equipamento para disposição final de efluente já devidamente tratado.

O Sistema de Disposição Oceânica do Sul da llha, segundo projeto apresentado pela Casan ao IMA, visa ampliar a rede de esgotamento sanitário de Florianópolis e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) por meio da implantação de tubulação subterrânea com comprimento de aproximadamente cinco mil metros, em um eixo perpendicular à linha da costa localizado ao norte da Ilha de Campeche e distante 5.300 metros da mesma.

Continua depois da publicidade

Durante a primeira audiência, cerca de 30 pessoas apresentaram suas posições sobre o projeto e mais de 30 manifestaram interesse em participar. São esses cidadãos que serão ouvidos nesta segunda etapa. A audiência é consultiva e não deliberativa, portanto sem votação sobre a aceitação ou não do projeto.

Leia as últimas notícias de Política no NSC Total.

Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao melhor conteúdo de Santa Catarina e aproveitar os descontos do Clube NSC.