Contrato de sessão onerosa entre a empresa Terminal de Gás Sul e a Superintendente do Patrimônio da União em Santa Catarina foi assinado nesta sexta-feira (6), em Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

Representa mais uma importante etapa para instalação de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) na Baia da Babitonga, norte do Estado. Pelo contrato, a empresa fará um investimento de R$ 380 milhões na região e recolherá aos cofres públicos um total de R$ 1 milhão/ano.

Além de aumentar em 50% a oferta de gás natural na região, o terminal irá gerar 22 empregos diretos e 425 indiretos para o atendimento dos serviços. Durante as obras, que devem durar três anos, também serão gerados outros 660 postos de trabalho. “ É uma iniciativa inédita porque é o Governo, por intermédio da SPU, deu as mãos à iniciativa privada pelo bem da população de Santa Catarina e de toda região ”, afirmou Fernando Bispo, secretário da SPU. 

O superintendente da SPU Santa Catarina, Nabih Henrique Chraim,  comemora: " Além de empregos e renda para região o empreendimento trará fomento para as indústrias, pois o empreendimento propõe geração de gás e energia com sensível redução de custos para região. "

​A empresa também prevê a geração de 1.275 novas posições trazidas pelo efeito renda, modelo de geração de empregos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que estima o número de postos de trabalho que poderão surgir a partir de um aumento de produção nos diferentes setores da economia.

Continua depois da publicidade

Segundo o SPU, a cessão onerosa seguiu todos os trâmites licitatórios previstos em lei. Além disso, a Terminal Gás Sul garantiu que o projeto não impedirá a atividade pesqueira da Baía de Babitonga e também não afetará a prática de Surf ou qualquer atividade marítima na região.

O empreendimento também respeitará o mangue e a restinga, pois limitará a aproximação de embarcações e impedirá construções no entorno. A gestão de resíduos, óleos e lubrificantes atenderá rigorosamente a legislação ambiental.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

Acesse as últimas notícias do NSC Total