Com uma imagem excepcional a revelar as maravilhas da arquitetura bizantina, a Catedral de São Basílio é visita obrigatória de todos os turistas que passam por Moscou. É um dos monumentos históricos mais visitados em toda a Rússia. 

Continua depois da publicidade

A multicolorida e alegórica igreja ortodoxa cristã fica no coração da cidade, na Praça Vermelha, junto aos muros do Kremlin. Seus domos coloridos encimam pequenas capelas, vista como uma representação da Cidade de Deus revelada a São João, o Divino. O projeto de Posnik Yakolev foi concluído em 1561. Uma das lendas ligadas a São Basílio conta que o czar, satisfeitíssimo com o trabalho final, mandou cegar o arquiteto para que ele nunca mais pudesse construir algo semelhante.

O autor desta sentença de morte do genial arquiteto foi Ivan, o Terrível, o primeiro czar da Rússia. A Catedral foi construída entre 1555 e 1561 para comemorar a conquista de Kazan, dominada pelos tártaros.

Ao longo da história, os russos dedicaram grande devoção à Nossa Senhora de Kazan, cujo criativo ícone, em estilo grego-bizantino com imagem de Nossa Senhora da Conceição, foi achado por uma criança, nas cinzas da cidade destruída por um incêndio no século 16. A partir dali, a santa foi invocada em batalhas vencidas pelos russos.

Além da belíssima Catedral de Kazan, outras duas se destacam na Rússia: uma na famosa avenida Névski, em São Petersburgo (1811),em forma meio círculo, hoje filial do Patriarcado da Igreja Ortodoxa, e outra na Praça Vermelha, em Moscou, destruída por Stalin e reconstruída em 1993.

Continua depois da publicidade

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também as publicações de Cacau MenezesRoberto Alves e Diorgenes Pandini