Entre os motivos para decretação do estado de emergência no sistema prisional, o governador citou a eficiência do sistema policial em sua gestão. No ano passado, a média diária era de dois presos por crimes. Este ano, pulou para nove presos por dia. E as vagas no sistema penitenciário não aumentaram porque os projetos de construção foram judicializados em Imarui, São José e Tijucas. E não há recursos e condições legais para admitir novos funcionários e reativar as penitenciárias já concluídas.
Continua depois da publicidade
Condecorado
Ao condecorar o empresário Alfredo Felipe da Luz Sobrinho com a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, Eduardo Pinho Moreira lembrou os serviços prestados pelo homenageado como secretário da Fazenda, quando exerceu o cargo de governador em 2006, sucedendo Luiz Henrique. Entregou o governo em janeiro de 2007 com as finanças saneadas e dinheiro em caixa.
Continua depois da publicidade
Restingas
Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu que nem toda vegetação de restinga deve ser considerada área de preservação permanente. Apenas quando possuir função ambiental de fixação de dunas ou estabilização de mangues. A decisão do grupo de Direito Público acolheu tese dos advogados Douglas Dal Monte, Ítalo Mosimann e Marcelo Dantas, no julgamento de recurso em ação civil pública do Ministério Púbico Estadual, que pretendia obrigar a Fatma a considerar toda restinga como APP. Pronunciamento que repercute nos projetos e empreendimentos do litoral catarinense. O procurador-Geral do Estado Adjunto, Felipe Varela, defendeu a mesma tese vitoriosa.
Hospitais
Secretário da Fazenda, Paulo Eli, confirmou que os pagamentos do Estado do financiamento para ampliação dos hospitais públicos em vários municípios serão contabilizados nas despesas até o limite de 14%. A lei do Pacto por Santa Catarina dispõe que os investimentos ficam fora, mas os pagamentos devem ser debitados na conta da saúde.
Invasão
O presidenciável do PSOL,Guilherme Boulos, estará em Santa Catarina em 17 de julho. Cumprirá roteiro com o candidato ao governo Leonel Camasão. No twitter, Guilherme Boulos anunciava a invasão do Ministério das Cidades, em Brasilia, pelo MTST. É o presidenciável invasor.
Luto
Imprensa catarinense e gaúcha de luto pelo falecimento do jornalista João José da Silva Júnior, ocorrido ontem. Ele será sepultado hoje, às 9h, no Cemitério da Palhoça, onde residia. Durante décadas, foi o diretor da sucursal da Caldas Junior em Florianópolis e editor das páginas de Santa Catarina no Correio do Povo, jornal de maior circulação no Estado na década de 1970.
Continua depois da publicidade
Despudorado
A decisão do ministro Dias Toffoli de cancelar decisão do juiz Sérgio Moro, que obrigava o criminoso José Dirceu a usar tornozeleira eletrônica, mereceu manifestações de repúdio e indignação em todo o Brasil. Toffoli foi durante três anos assessor de Dirceu na Casa Civil durante o governo Lula. O procurador Deltan Dallagnol foi incisivo: “Agora, Toffoli cancela cautelares de seu ex-chefe”. É um despudorado!