Isolado no plano nacional, insistindo com candidato do condenado e prisioneiro Lula, o PT vai para as eleições deste ano numa situação singular, depois de viver momentos de prestígio e densidade eleitoral.

Continua depois da publicidade

O partido lançará 16 candidatos a governadores, com dois cenários distintos: múltiplas alianças no nordeste e no norte e isolamento na Região Sul, incluindo o Rio Grande do Sul, onde já exerceu o governo duas vezes.

O brutal desgaste é atribuído ao desastre econômico do governo Dilma, ao Mensalão, à Lava-Jato, às manifestações de 2013 e ao fato de todos seus principais dirigentes terem sido condenados pela Justiça, estarem presos ou respondendo a inquéritos e ações criminais.

Em Santa Catarina, o PT não deverá contar este ano nem com seu costumeiro aliado, o PCdoB, que negocia presença na coligação liderada pelo PSD do deputado Gelson Merísio.

A candidatura do deputado federal Décio Lima patina nos 7%, resultado da crise nacional, mas também fruto de seus pronunciamentos e atos em defesa da corrupção praticada por correligionários, em posições radicais contra reformas e de agressivas declarações contra o Judiciário.     

Continua depois da publicidade

O PT viveu a melhor fase em 2002, quando José Fritsch por pouco não foi para o segundo turno. Obteve 28,33% dos votos, contra 30,08% de Luiz Henrique e 39,86% de Esperidião Amin.

Nas eleições de 2018, sem cacife para disputar o primeiro turno, o PT limitará sua força a apoiar um dos dois candidatos que forem para o 2º turno.  Se houver, claro!

 

Vinho

Jornalista Fernando Mansur produziu e já está exibindo a nova série do “Expedições de Sabor”, com informações inéditas sobre as origens do vinho desde a antiguidade e das gastronomias europeias. Pesquisou no Líbano durante vários meses e percorreu as montanhas da Europa, onde a vinicultura se expandiu, além de ilhas do Mediterrâneo. Trata da fusão de culturas, raças e credos.  A conferir aqui.

             

Cidadania

Raimundo Colombo recebe o título de cidadão honorário de São Lourenço do Oeste. O projeto foi proposto pela vereadora Ledeni Pieta. Antes do evento, o ex-governador terá uma reunião com o prefeito Rafael Caleffi. Na próxima quinta-feira, idêntica homenagem será prestada pela Câmara de Vereadores de Imbituba.

Continua depois da publicidade

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira