Ao assumir a presidência do TRE-SC, o desembargador Ricardo Roesler fez brilhante discurso sobre a missão da Justiça Eleitoral, inovando uma reflexão do professor Silvio Luzardo, da UFSC, em diálogo imaginário com a Bandeira do Brasil. O público vibrou quando disse:
Continua depois da publicidade
“Saúdo-te, Bandeira, em nome desta nação de homens livres, construtores sociais compromissados com o futuro. Mirando as tuas cores procuro ouvir a voz do Brasil e a reconheço. Reconheço a voz do Brasil nos que não podem gritar, constrangidos no pavor que emana da miséria e insana violência. Encontro a voz do Brasil nas longas filas criadas na expectativa de um emprego e que se emudecem nas farpas de uma esperança combalida.”
Roesler prosseguiu:
“Procuro a voz do Brasil no teor das promessas não cumpridas, abandonadas em negócios corroídos de interesses menores. Tento identificar a voz do Brasil na essência das lideranças que se sucedem sem elegerem o nosso sonho e que se flagelam reciprocamente, reconhecendo suas mazelas e suas fraquezas mútuas. Busco a voz do Brasil no povo humilde que se debate sem ter referências que o impeçam de errar. Persigo a voz do Brasil nos debates legislativos e resisto à ideia de que ela não está presente naqueles dramáticos gestos parlamentares. Entro nos tribunais e percebo que a voz do Brasil sufocada pela montanha de processos superam em muito a capacidade de produção, a porta de entrada é imensa e a da saída estreita e o judiciário, inadequadamente, vem sendo protagonista de políticas públicas não cumpridas.”
E depois de um longo trecho em que fala de ideais, concluiu:
Continua depois da publicidade
“Percebo que a voz do Brasil deveria estar na boca de todos nós, empolgante para nos fortalecer como um povo livre e de bons costumes, firme na defesa da ética, obedecendo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Chegará o dia, pelo exercício do voto responsável, em que a voz do Brasil será una, entoada por todos na mesma direção, tendo o amor por princípio, a ordem como meio e o progresso por fim. E os frutos, ah os frutos, cumprirão a promessa das sementes.”
Curtas
*Deputado Marcos Vieira (PSDB) é o recordista no recebimento de eleitores em seu gabinete. Em 2017 atendeu 1.246 pessoas, o maior número entre os 40 deputados.
*Jornalista Marcelo Tolentino assumiu a assssoria de imprensa do PMDB Estadual no lugar de Soledad Urrutia, agora no gabinete do governador.
*Prefeito de Laurentino, Gilberto Marchi, e seu vice, Vitor Nardelli, ambos do PSDB, tiveram mandatos cassados pelo juiz Geomir Roland Paul.
Continua depois da publicidade
Leia outra publicações de Moacir Pereira
Veja também:
Novo Código Florestal Brasileiro recebe nome de Luiz Henrique da Silveira
Milton Hobus, líder do PSD na Alesc, se reúne com Júlio Garcia para discutir a unidade do partido